Sesacre diz que vem trabalhando para solucionar goteiras na Fundhacre

O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, em nota enviada ao ac24horas, se manifestou na tarde desta terça-feira, 16, acerca das declarações do deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) em sessão online da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

A nota ocorre após o parlamentar denunciar que os pacientes acometidos pelo câncer estão com o tratamento interrompido devido a sala de radioterapia da Fundação Hospitalar do Acre, em Rio Branco, está cheia de goteiras. O parlamentar também falou acerca dos pacientes renais crônicos que estão perdendo o rim porque não há o remédio específico para transplantado.

Em nota, Alysson informou que devido às fortes chuvas que vem assolando Rio Branco, a estrutura física da radioterapia da Fundhacre apresentou problemas de infiltração.

“A obra foi entregue em outubro de 2018 com vários problemas de estrutura física e a Sesacre vem sanando todas as pendências relacionadas. Esse problema já está sendo resolvido pela Secretaria de Infraestrutura, que está colocando uma manta asfáltica e realizando a troca de calhas. Assim que as obras forem concluídas, os serviços de radioterapia serão iniciados”, afirmou.

Com relação à medicação tacrolimo que é um fármaco imunossupressor da classe dos inibidores de calcineurina, usado principalmente após transplante de órgão para reduzir a atividade do sistema imune e, assim, reduzir o risco de rejeição, Alysson esclareceu que para pacientes renais crônicos, o fornecimento do medicamento é feito exclusivamente pelo Ministério da Saúde.

“No mais, estamos trabalhando para que todas as pendências sejam sanadas com urgência, e que os pacientes possam ser atendidos o mais breve possível”, afirmou.

Compartilhar