Um total de 154 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas em Xapuri contra a Covid-19 entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro deste ano, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A campanha de vacinação começou pelos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia, idosos abrigados no Lar dos Vicentinos, idosos acima de 80 anos acamados ou domiciliados e idosos acima de 90 anos.
Entre os idosos vacinados está o senhor João Honório Matias, de 101 anos, que em julho do ano passado venceu a doença. A esposa de João Honório, dona Raimunda Boaventura Matias, de 91 anos, que não contraiu a Covid-19, também foi vacinada.
Mariana Matias, neta do casal, informa que ambos estão bem e considera que seja uma bênção o fato de o avô ter se recuperado bem da contaminação pelo vírus e de a avó não ter contraído a enfermidade que já vitimou tanta gente no Brasil.
Ao ouvir que o casal é um exemplo de perseverança e de demonstração de que a esperança na vitória não pode ser perdida, ela concordou e agradeceu a vida dos avós. “É verdade. Graças a Deus eles estão bem”, disse ela.
Para o secretário municipal de Saúde, Wagner Menezes, “a vacinação contra a Covid-19 será um processo demorado, tendo em vista que o Brasil não têm doses de vacina suficientes em curto prazo para distribuição, o que ocasiona a demora na aplicação”.
O município de Xapuri recebeu até o momento 260 doses de vacinas contra o novo coronavírus (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca), sendo que 154 doses foram aplicadas e outras 106 estão agendadas, aguardando aplicação.
De acordo com a coordenação de imunização do município, já foram vacinados em Xapuri, até o momento, 12 idosos acima de 90 anos e mais 80 acamados ou domiciliados, além de mais de 100 profissionais de saúde.