MP investiga dez fura-filas da vacina contra Covid-19 no Acre

A Ouvidoria do Ministério Público do Acre já recebeu 10 denúncias envolvendo a aplicação de vacina contra Covid-19 em pessoas fora dos grupos prioritários, os chamados “fura-filas”.

Os dados não estão compilados mas é possível que a maioria das queixas estejam relacionadas ao município de Rio Branco. No entanto, nas redes sociais há rumores de ocorrências no interior.

Na terça-feira, dia 9 de fevereiro, o MPAC expediu recomendação para que o município de Rio Branco passe a fiscalizar as vacinas aplicadas nas unidades de Saúde para verificar se a ordem de prioridade está sendo seguida, analisando a documentação comprobatória dos servidores contemplados com a vacina, além de verificar a inserção destes no grupo prioritário dos profissionais de saúde.

O promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, da Promotoria de Saúde, ressaltou que o MPAC recomendou também que seja agilizado o processo de vacinação dos idosos, com critérios claros e objetivos.

“Além disso, reiteramos a necessidade de observância da Recomendação 001, cujo prazo finaliza essa semana, na qual solicitamos informações sobre a relação de vacinados, a inserção nos sistemas do Ministério da Saúde e a condução do Plano Nacional de Imunização a ser observado”, afirmou.

Compartilhar
Sair da versão mobile