Friale descarta transbordamento do Rio Acre para início de fevereiro

Em boletim na manhã desta quinta-feira, 28, o meteorologista, Davi Friale, informou que apesar do Rio Acre apresentar o maior nível de cheia no ano, o Rio não deverá subir muito nos próximos dias.

Na medição realizada às 6 horas da manhã, o nível foi de 12,38 metros. O volume de água é preocupante, já que está apenas a pouco mais de um metro da cota de alerta que é de 13,50m em Rio Branco.

Friale explicou que a bacia hidrográfica, acima de Rio Branco, abrange os rios Rola e Xapuri, cujas bacias, em conjunto, são muito maiores do que a do próprio Rio Acre.

“Assim, são os rios Rola e Xapuri que recebem o maior volume de chuvas e, portanto, os principais responsáveis pelo aumento do nível do rio Acre, na capital do estado. Conforme nossas análises atuais das chuvas ocorridas em toda a sua bacia hidrográfica e das que deverão ocorrer nos próximos dias, não vislumbramos um transbordamento, pelo menos até os primeiros dias de fevereiro. No máximo, o nível do rio Acre poderá atingir 12,5m nesses dias”, informou.

Compartilhar
Sair da versão mobile