Governo atua para que 457 pacientes sigam tratamento contra câncer no Acre

Atualmente, 457 acreanos são encaminhados para o tratamento de câncer no Amazonas e Rondônia mas o Governo do Acre trouxe nesta quarta-feira (20) a garantia de que o serviço de radioterapia no Hospital do Câncer está em plena operação.

O acelerador linear foi retomado e outras questões, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, estão superadas –faltando apenas a chegada dos dosímetros, equipamentos que medem o nível de exposição dos raios emitidos pelo acelerador e que precisam ser utilizados pelos profissionais. A previsão é de que cheguem em cinco dias úteis.

Com isso, os 457 pacientes poderão em breve seguir o tratamento em Rio Branco, sem necessidade de se deslocar para outras regiões.

“O antigo aparelho de radioterapia começou a dar problemas no ano de 2016. Durante esse período eram realizadas somente radioterapias paliativas. Em fevereiro de 2017 os serviços pararam em definitivo e os pacientes precisaram ser regulados via TFD para a realização do tratamento”, explica a gerente-geral, Kelcinea Souza, em entrevista à Agência de Notícias do Acre.

Compartilhar
Sair da versão mobile