Programa VIGIA retirou mais de R$ 14 milhões do crime organizado no Acre

O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, o VIGIA, finaliza 2020 com um balanço positivo de apreensões de produtos contrabandeados no Acre, gerando mais de meio milhão de reais em economia aos cofres públicos e retirando do crime organizado aproximadamente R$ 14,5 milhões por meio das ações realizadas nas fronteiras.

Em pouco mais de um ano de atuação do programa, que integra forças federais e estaduais da Segurança Pública, foram apreendidos no Acre mais de 2,5 toneladas de drogas, 117 mil pacotes de cigarro, 69 veículos, nove embarcações, 55 armas, além da prisão de 323 pessoas.

As ações do programa VIGIA no Estado subsidiam a Operação Hórus, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A atividade permanente envolve a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), a Polícia Civil e a Polícia Militar. O objetivo é reduzir a vitalidade financeira das organizações criminosas, impedindo a entrada de armas, drogas, cigarros e outros produtos contrabandeados no país.

Os resultados positivos relacionados aos números de apreensões e prisões reforçam a qualidade do trabalho integrado entre as forças de segurança pública do Acre e a União.

O VIGIA está presente em nove estados de fronteiras – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas, além de duas divisas – Tocantins e Goiás. Em janeiro, o Estado do Amapá deve aderir ao programa.

Com informações do Ministério da Justiça.

Compartilhar