Anac proíbe voos e ameaça cadastro dos aeroportos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse ter recebido do prefeito Isaac Piyãko, despacho da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) proibindo voos e excluindo o cadastro dos aeródromos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Em março, a Anac pediu informações sobre a qualidade do pavimento da pista de aviação daqueles municípios, além de tratar da possibilidade de invasão de pessoas e animais no aeródromo.

A Anac proibiu pousos e decolagens que não sejam voos de emergência médica com prévia autorização e agora exclui os aeroportos do cadastro da agência.

“A Anac diz que há seis meses aguarda um comunicado com justificativas razoáveis com relação à manutenção das pistas e da invasão por parte de animais ou pedestres. Diz que não houve de parte do Governo do Estado nenhum comunicado informando o que foi feito e a Anac toma duas medidas drásticas”, disse o deputado.

Edvaldo pediu que a Mesa Diretora da Aleac oficie o governo do Estado e a Bancada Federal do Acre para atuarem urgentemente e sustarem a decisão da Anac.

Em seguida, Edvaldo apelou para que a Aleac debata a alteração na LDO. Audiência pública estava prevista para esta segunda-feira (30/11) mas não ocorreu por falta de deputados e representantes da Mesa Diretora. A Lei tem questões que precisam ser esclarecidas.

Compartilhar
Sair da versão mobile