Foto: Sérgio Vale/ac24horas
No terceiro bloco do debate promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB-AC), onde perguntas de temas livres eram direcionadas entre os candidatos à prefeitura de Rio Branco, Roberto Duarte (MDB) e Minoru Kinpara (PSDB) travaram um embate tendo como base a ideologia de gênero.
O assunto foi proposto pelo emedebista, que questionou a forma como Minoru planejaria implementar a ideologia de gênero no município, caso ganhasse a prefeitura, uma vez que assinou uma portaria enquanto era reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) inserindo a ideologia de gênero na instituição.
Roberto perguntou: “o que o senhor pensa sobre a ideologia de gênero? Onde o senhor tem a pretensão de colocar ou não nas creches e escolas do município?”. Kinpara respondeu dizendo ser cristão e ter princípios cristãos, mas que respeita as pessoas que pensam diferente dele. “Irei fazer minha gestão baseada em princípios e os ensinamentos que realmente eu defendo, daquilo que enaltece o ser humanos”, respondeu o tucano.
Duarte retrucou alegando que Minoru não respondeu sua pergunta e que o candidato assinou uma portaria colocando ideologia de gênero na Ufac onde o menino usa o banheiro da menina, se assim entender. “Não sei se isso seria bom para as creches e escolas de nível fundamental”.
Na tréplica, o tucano disse que Roberto não conhece, nem estudou na Ufac. “Lá só tem dois tipos de banheiro, feminino e masculino. Use seu tempo para fazer propostas em respeito à população e visite a Ufac”, encerrou.