Alysson afirma que Acre deverá permanecer na faixa amarela

O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, em entrevista ao Jornal do Acre, Rede Amazônica, nesta quinta-feira, 08, falou acerca da situação da pandemia da Covid-19, que no Acre vitimou mais de 600 pessoas, e infectou outros 20 mil acreanos.

Embora, recentemente, o Comitê tenha permitido a volta dos parques públicos, shows e academias, Bestene pediu cautela da população e sinalizou que nos próximos 30 dias, o Acre deverá mudar da faixa amarela para a faixa verde, desde que a população continue respeitando as normas de orientação de saúde, que inclui, o uso de máscara e a utilização do álcool gel.

Ele argumentou também que a mudança da faixa deverá ocorrer mediante a diminuição nos índices de indicadores que o Governo do Acre utiliza para se basear nas suas decisões e pontuou que enquanto a vacina não chegar, a melhor solução é seguir as recomendações das organizações de saúde.

“Os indicadores têm demonstrado um controle em cima do avanço da pandemia no Acre. A gente ainda permanece pelos cálculos e números levantados em relação aos indicadores: números de óbitos e números de casos, que o estado permanece no nível de atenção [faixa amarela], e próximo em algumas regionais da fase verde e outros da fase laranja. Então, acabamos mantendo esse equilíbrio da fase amarela, porém a gente acredita que o estado permaneça mais 30 dias nessa fase amarela”, afirmou

Em relação a fiscalização, Bestene reconheceu que tem seus defeitos, mas destacou que tudo é feito integralizado entre os órgãos de segurança e as vigilâncias dos municípios.

“A gente sabe a dificuldade em relação a fiscalização, mas a gente tenta também conscientizar a população de uma forma geral. Ainda é um momento de atenção e ainda estamos vivendo com a Covid-19. É importante a população nós ajudar com essa responsabilidade. É importante manter o uso das máscaras e o álcool gel, e a gente pede essa sensibilidade da população”, destacou Bestene.

Compartilhar