Retransmissão da Covid-19 cai ao menor nível desde o começo de setembro no Acre

Brasília faz testes em massa contra o coronavírus (Covid-19), no dia do aniversário de 60 anos. Moradores fazem o teste no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Sérgio Lima/Poder360 21.04.2020

A retransmissão da Covid-19 no Acre chegou a 1,0 na última segunda-feira (21), o que significa que uma pessoa contaminada pode passar a doença para uma outra pessoa no primeiro dia da doença.

Esse número nem sempre foi baixo assim. Em 24 de abril o número reprodutivo (ou RT, como é tecnicamente conhecido) chegou a 3.0. Ou seja: a doença se espalhava muito mais fácil e rapidamente, como de fato aconteceu.

Depois, já em setembro, o RT foi a 0.9, o menor nível desde o começo da pandemia, mas voltou a subir acima de 1.0 nos dias seguintes.

O número reprodutivo efetivo, o RT, é uma métrica matemática que indica quão contagiosa uma doença é. O significado epidemiológico de RT representa o número médio de infecções secundárias que um indivíduo infectante (ou seja que transmite a doença) no momento t, é capaz de gerar. Por exemplo, se uma doença tem RT de 18 no dia T, significa que, em média, uma pessoa infectante produziu em média 18 infecções secundarias neste dia. A quem calcule duas métricas de RT: número reprodutivo efetivo: Calculado através da curva dos casos notificados diariamente e número reprodutivo efetivo ajustado: Calculado através da curva dos casos previstos pelo modelo matemático de predição de casos.

Os dados são do Painel Rede Covida, iniciativa da Universidade Federal da Bahia.

 

Compartilhar
Sair da versão mobile