Xapuri tem 36 novos casos de covid-19 e Saúde não tem expectativa de queda

Xapuri entrou na última semana de agosto como começou. Com os números diários de novos casos de covid-19 mais altos desde o começo da pandemia. Neste mês, o município registrou 45% do total de casos confirmados desde 27 de abril, quando os primeiros diagnósticos do novo coronavírus foram feitos na cidade.

Até o dia 31 de julho passado, Xapuri tinha 463 casos de covid-19 registrados, de acordo com os boletins estadual e municipal. Nesta segunda-feira, 24, o município confirmou mais 36 novas infecções e chegou ao total de 841 pacientes testados positivos desde o começa da pandemia, dos quais 560 já tiveram alta médica.

A média móvel de novos casos dos últimos 7 dias é de 19,85%. Nos últimos 14 dias, a variação dessa média foi de 29,36%, de acordo com os gráficos feitos pelo comando do Corpo de Bombeiros em Xapuri, com base nos dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde.

Outro dado relevante de agosto em Xapuri é referente ao crescimento de óbitos por complicações da covid-19. Até o dia 31 de julho, o município tinha 6 mortes registradas. Apenas neste mês foram acrescentados mais 8 óbitos à estatística municipal, totalizando 14, um crescimento de 133% em cerca de 25 dias.

Para o coordenador da Unidade de Referência para a Covid-19 em Xapuri, o enfermeiro Francisco Andrade, não há expectativa para números mais baixos essa semana. Segundo ele, o município está realizando cerca de 40 testes rápidos diários, além das coletas de swab, com muitos pacientes tendo resultado positivo.

“Muita gente testando positivo nos testes rápidos e os laudos saindo também (exame RT-PCR). O Félix Bestene está testando muito, são mais de 40 testes por dia, além das coletas de swab. Deve cair nos próximos dias, mas ainda há uma parcela grande da população suscetível. É aí onde a saúde entra, estamos testando”, explicou.

Se os números altos das últimas três semanas se mantiverem nos últimos dias de agosto, o município deverá se tornar o segundo do Acre com maior incidência de covid-19. Até a última atualização do Boletim Sesacre, Xapuri estava na segunda posição, com taxa de 4.109,1 casos por 100 mil habitantes.

Compartilhar