Prefeitura e USP vão estudar comportamento do coronavírus em Cruzeiro do Sul

Professores da Universidade de São Paulo (USP) e uma equipe da secretaria municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul firmaram nesta quarta feira, 5, parceria para a realização de estudo sobre a Covid-19 na cidade. O estudo é desenvolvido pelo médico e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Marcelo Ferreira. A pesquisa, que terá duração de 2 anos, será importante na busca de alternativas de tratamento da doença.

De acordo com o professor, o projeto vai abranger Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, e será dividido em duas etapas. A primeira tem por objetivo entender de onde vem o vírus, e a segunda será a testagem para saber se a população tem anticorpos e quanto tempo eles duram no organismo após a infecção.

O processo de pesquisa será feito através de testes sorológico e rápido. “Nós vamos fazer dois tipos de testes começando pelo sorológico. Vamos levar o material para análise em São Paulo. Na segunda fase, vamos em algumas residências e se identificarmos sintomas, faremos a testagem rápida,” contou o professor.

A secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Juliana Pereira, diz que o estudo vai facilitar o conhecimento sobre o comportamento do vírus. “Nós estamos recebendo esse projeto para entender como esse vírus chegou aqui e sua adaptação e, com isso, podemos estabelecer novos protocolos de tratamento,” frisou ela.

Compartilhar
Sair da versão mobile