A Unidade Basica de Saúde Fluvial que a prefeitura de Cruzeiro do Sul recebeu nesta sexta-feira, 10, leva o nome da matriarca da família Cameli, Marieta Cameli, que morreu no último dia 24 de maio, em Manaus.
A embarcação construída com recursos de emenda parlamentar do então senador Gladson Cameli, levará para os moradores dos rios da região, o tripé da Atenção Básica de Saúde: atendimento médico, exames e medicamentos.
O prefeito Ilderlei Cordeiro, diz que a equipe de saúde já está elaborando o cronograma de atendimento e definindo em qual rio a embarcação começará a atender.
Cordeiro ressalta que resolveu homenagear a matriarca da família Cameli por que além dela representar a força da mulher ribeirinha, era mãe do ex-governador Orleir Cameli, que construiu o Navio Hospital Dr. Montenegro, que há cerca de 20 anos garante a cada inverno Amazônico, atendimento médico odontológico em Cruzeiro do Sul e no Alto Juruá. “E a embarcação está aqui graças à emenda do Gladson, então, a homenagem é justa”.
Maria do Patrocínio Messias de Carneiro, D. Marieta, nasceu em 3 de setembro de 1926, no seringal Belo Horizonte, alto Juruá, filha do Sr. Manoel Carneiro de Messias e Elvira Araújo. Em 24 de março de 1944 casou com Marmud Ferreira Cameli, com quem teve 3 filhos: Orleir e Eládio, Chiquinho e 25 netos e 33 bisnetos.
O governador agradeceu emocionado à homenagem feita à avó dele. “Minha avó era uma ribeirinha que conheceu a realidade do nosso povo e sentiu na necessidade deste tipo de atendimento nos nossos rios. Estou agradecido pela homenagem”.