Desde o início deste mês de junho, a cidade de Cruzeiro do Sul está sem testes rápidos na rede pública para detectar infecção por Covid-19. A informação é de que a prefeitura ainda não fez nova licitação para a compra de mais exames.
Por isso, a população que precisa saber se está contaminada pelo novo coronavírus precisa recorrer aos dois laboratórios particulares existentes na cidade, onde os preços dos exames variam de R$ 150 a R$ 320.
Questionado, o prefeito Ilderlei Cordeiro disse que já adquiriu 2.500 testes, porém, para comprar mais “teria que fazer nova licitação”, sem garantir que o município fará esse pedido. Cordeiro ressalta que a responsabilidade é do governo do Estado.
“Esses 2.500 testes que compramos seria para ficar como uma espécie de reserva, mas tivemos que usar porque o governo não mandou quantidade suficiente e, como é um insumo de alta complexidade, a responsabilidade é do Estado”, cita o gestor destacando que o secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene, afirmou que enviará mais testes de Covid-19 para Cruzeiro do Sul em breve.