Autismo: centro de referência em Cruzeiro do Sul orienta atividades para fazer em casa

FOTO: SÉRGIO VALE

O dia 2 de abril é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Este ano há uma novidade que é a pandemia de coronavírus que se espalhou pelo mundo. Muitas das crianças autistas estão sem atendimento. É o caso do Centro de Tratamento de Integração Sensorial, o Centrin, fundado em agosto de 2018 e que tem se tornado uma referência no atendimento aos autistas.

O médico Mazinho Maciel, pai de uma filha autista e criador e fundador do Centrin, conta que foi necessário fechar o espaço. “Fechamos o Centrin neste período porque muitas crianças autistas têm uma imunidade comprometida, por não comerem bem devido a seletividade alimentar. Eu uma hipótese remota de ficar aberto para crianças que estão fora dessa faixa de risco não compensaria”.

Mazinho afirma que mesmo em casa é importante para os pais realizaram atividades que parecem brincadeira, mas que na verdade são terapias. “O que nós recomendamos é que os pais compartilhem momentos de descontração, que na verdade são terapias que ajudam a lidar com crianças autistas neste período”, explica o médico.

O médico cruzeirense tem conquistado reconhecimento internacional após fundar o Centrin. Este ano foi palestrante na III Conferência Mundial sobre o Autismo, realizada na Flórida, Estados Unidos, com a presença dos maiores especialistas sobre autismo no planeta.

[videopress qbsykINL]

Inclusive, esses especialistas lembraram de parabenizar o Centrin no Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Confira as dicas de como lidar com as crianças com autismo nesta época de quarentena.

ROTINA SENSORIO SOCIAL. março 31.03
Compartilhar
Sair da versão mobile