Qualificação técnica é saída ao desemprego, avalia Mailza Gomes

Ao falar sobre educação à Agência do Rádio, a senadora Mailza Gomes observou que o ensino técnico é uma “importante ferramenta” de inclusão social para os jovens mais carentes do estado.

Ela lembra que os serviços oferecidos por instituições do Sistema S, como SESI e SENAI, podem representar uma oportunidade para milhões de acreanos.

“A educação transforma a vida das pessoas e garante um futuro melhor. O ensino tem um importante papel na diminuição de taxas de desemprego e qualificação da mão de obra no país. É também a oportunidade de se cumprir o que está na Constituição: direito à educação e ao trabalho. O Brasil precisa de mais empresas e mais empregos. Por isso, eu defendo o fortalecimento do Sistema S para a qualificação profissional e a inovação nas empresas brasileiras”, ressalta a parlamentar.

Nos últimos cinco anos, o SENAI Acre qualificou 3,4 mil alunos no ramo industrial. A instituição está presente com três unidades fixas na capital Rio Branco e em Cruzeiro do Sul. Há ainda seis unidades móveis que se deslocam pelos demais municípios do Estado.

Em 1909, uma medida do governo federal mudou o panorama da educação brasileira. Por meio do decreto 7.566, o então presidente Nilo Peçanha (1867-1924) instituiu o ponto de partida para o desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante no país. Para celebrar os 110 anos da iniciativa, o Senado Federal realizou uma sessão solene, em novembro, para celebrar a data histórica. A cerimônia apresentou índices do Ministério da Educação, entre eles o de 11 mil cursos oferecidos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Leia mais em: https://www.agenciadoradio.com.br/noticias/acre-com-taxa-de-desocupacao-maior-que-a-media-nacional-qualificacao-tecnica-e-saida-para-driblar-desemprego-pind191613?fbclid=IwAR0k9lX19yph5UFj7OKXKJTUniaXxr5StDdUchbzCd85jtggwWJstdepyxM

Compartilhar
Sair da versão mobile