Diretor da Energisa esclarece tarifa e diz que demanda cresce em meses quentes

O diretor Técnico-Administrativo da Energisa, Ricardo Xavier, reafirmou nesta sexta-feira (26), que não é a empresa que define tarifa da energia elétrica. “É a Agência Nacional de Energia Elétrica”, disse Xavier, negando que o valor do kwatt/hora tenha aumentado recentemente.

O kwatt/hora é reajustado uma vez por ano com base em custos que são rateados com todo o Brasil. A tarifa em vigor atualmente é a mesma de dezembro de 2018. Houve uma redução no começo do ano e há a questão das bandeiras, fator explicado aos deputados na Assembleia Legislativa em audiência nesta quarta-feira (25). Em agosto, a bandeira é vermelha, o que implica em aumento no valor final da conta.

“O que eu quis dizer (na Assembleia Legislativa) é que a gente tem um clima e estamos nos meses mais quentes. Historicamente os meses de agosto, setembro, outubro, novembro são de altas temperaturas e o que acontece? Você recebe muito mais demandas”, declarou o diretor em entrevista ao programa Cidadania, da Rádio Aldeia FM.

Os equipamentos, segundo ele, trabalham mais quando a temperatura está mais alta.

Há muita reclamação de cobrança abusiva nas contas de luz no Acre. Moradores prometem ir à Energisa protestar em frente à empresa.

Compartilhar
Sair da versão mobile