Dezenas de alunos e servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac), no Campus de Rio Branco/Xavier Maia, aderiram ao movimento nacional e manifestaram, na manhã desta segunda-feira, 6, repúdio ao corte de 30% de seu orçamento para 2019, que podem ser bloqueados, conforme anúncio do Ministério da Educação (MEC). O prejuízo, com o possível bloqueio, será de cerca de R$ 5,8 milhões para a instituição de ensino.
Participaram do ato mais de 50 alunos, além de servidores do Ifac. Segundo a presidente do Grêmio Estudantil do Ifac, o corte de repasses públicos ameaça o funcionamento da instituição em todo o Estado do Acre. “É importante mostrar para os alunos que esse corte vai afetar de uma forma absurda. Se essa situação não for revertida, o Ifac para de funcionar já no segundo semestre desse ano”, destaca Karla Vieira.
O protesto ocorreu simultaneamente a outras manifestações em diversas cidades brasileiras. De acordo com os alunos do Ifac em Rio Branco, já existe um cronograma para manifestações que os estudantes estarão movimentando até o próximo dia 15 de maio, data marcada para a paralisação nacional dos estudantes.