Uma política que serve de exemplo

A homenagem da senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) em entregar o Diploma Bertha Lutz, um dos mais importantes do Senado, e que reconhece os que defendem a importância das mulheres na sociedade, à ex-governadora Iolanda Lima é justa, porque, ela foi a primeira mulher a governar o Acre, quebrando o tabu masculino já na formação da chapa como vice do candidato Nabor Junior (MDB). Para quem não sabe, seu nome estava vetado pelos caciques do MDB, e só foi mantido na vice graças á intervenção de outra mulher, dona Laudi Melo, esposa do deputado Raimundo Melo (MDB), que teve papel decisivo com a sua opinião a favor. Iolanda veio das barrancas do Purus, de família humilde, se formou professora, foi vereadora, deputada, assumiu a prefeitura de Rio Branco, e sacramentou a sua carreira como governadora do Acre. No seu governo foi criada a primeira Delegacia da Mulher. A ex-governadora Iolanda Lima entrou limpa e saiu limpa do governo e é um exemplo ás mulheres que querem entrar na política. Os que fazem a boa história devem sempre ser lembrados.

TROCA DE PAI DE SANTO, CESÁRIO!

O presidente do PT, Cesário Braga, que muitos consideram um radical, mas, é um petista com quem se pode conversar, mandou ontem uma pergunta irônica indagando se foi a “Mãe Diná” quem me passou a notícia de que, nem Jorge Viana e nem Angelim disputariam a PMRB, em 2020. Não foi, Cesário! Tampouco, o seu Pai de Santo, que previu a vitória do Marcus Alexandre, do Jorge Viana e de quatro deputados federais. E falhou em todas. Ative-me aos fatos políticos.

COMO JACK, O ESTRIPADOR

Com diria, Jack, o Estripador, vamos por partes, Cesário. Foi o próprio Angelim que declarou na entrevista publicada neste espaço de que não disputaria a PMRB, aproveitando, inclusive, para dizer que perdeu a eleição pela campanha de desgaste que sofreu da sua tendência, a DR.

EGO DO TAMANHO DO INFINITO

E quanto colocar o Jorge Viana ser opção para disputar a PMRB é querer jogar para debaixo do tapete o seu ego do tamanho do infinito. A cabeça do JV está no andar de cima, disputando o Senado ou Governo, em 2022. Duvida? Publique, então, uma declaração dele como candidato a prefeito de Rio Branco. Meu bom Cesário, os humores dos índios da aldeia são conhecidos!

OUTRO LADO DA MOEDA

Democraticamente, vamos ao outro lado da moeda, a postagem que você enviou: “Ainda é muito cedo para falar de eleições, logo, não podemos incluir, nem excluir, nem uma possibilidade dentro do PT, Jorge Viana, Raimundo Angelim e Marcus Alexandre são opções do partido, apenas em 2020 Marcus Alexandre não pode ser opção pelo impedimento legal. Além disso, outros quadros podem ser apresentados pelo partido”.

CONTINUANDO A NOTA DO CESÁRIO

Continua a Nota do presidente do PT, Cesário Braga: “Porém, como afirmei, é muito cedo para falar em 2020. Somos parte da aliança que conduziu a vitória do prefeito Marcus Alexandre e a vice Socorro Neri, em 2016, que continua em curso. Não conduzimos as tomadas de decisões, mas somos aliados da prefeita Socorro e como disse não descartamos possibilidade”.

TRECHO FINAL

E encerra a Nota: “A decisão de como o PT irá se portar na disputa ainda não está tomada. Vamos construir uma posição internamente sob a coordenação de nosso presidente Municipal Sibá Machado, Executiva, Diretório e com toda a militância auxiliada pela direção regional e externamente com a sociedade, partidos, movimentos e lideranças aliadas e alinhadas programaticamente como o que acreditamos”. E nada mais disse e nem lhe foi perguntado.

COLOCANDO UMA PIMENTINHA

Colocando uma pimentinha: a sua Nota foi redigida a pedido do Jorge Viana. Também não foi a “Mãe Dina” que me disse, mas o próprio JV, ontem, por telefone. Nada escapa, né Cesário?

AINDA NÃO ENTENDI

Nos 20 anos do PT no Governo, um dos deputados mais preparados do partido na Assembléia foi o Geraldo Pereira. Teve uma carreira precocemente encerrada e até hoje não se sabe o motivo. Fala-se em trombada com a cúpula. Ontem, esteve pela ALEAC cumprimentando os muitos amigos. Era um expert, principalmente, quando os debates envolviam economia.

RETIRANDO CAVEIRAS DE BURRO

A secretaria de Infraestrutura está com um calendário de entrega de obras sendo seguido à risca. O ativo secretário Thiago Caetano trabalha para concluir as obras da segunda etapa do Hospital Regional de Brasiléia entre os dias 8 e 12 de Julho e o HUERB entre os dias 15 e 19 de Julho. As datas da inauguração deverão ser definidas pelo governador Gladson Cameli.

SALDO NEGATIVO DO PT

As obras do Huerb e do Hospital Regional de Brasiléia vinham se arrastando nos governos do PT, furando todos os prazos de entrega e deixadas como heranças negativas ao atual governo. O HUERB, por exemplo, tem uma caveira de burro enterrada desde o governo Binho Marques.

FALTAVA COMPETÊNCIA NA GESTÃO

As ações que estão se sucedendo sob o comando do secretário de Infraestrutura, Thiago Caetano, concluindo obras abandonadas na administração do PT, mostram que, o que acontecia mesmo era a falta de gestão competente e de seriedade e planejamento.

RETRATO DO DESCASO

Vídeos foram postados ontem, mostrando parte das dependências da Fundação Hospitalar alagadas com a forte chuva que caiu na cidade. Chovia mais fora que dentro. A sala dos médicos inundada. O retrato fiel de como o Estado foi entregue. É correr contra o descaso.

NÃO VAI RESOLVER

Já se sabe como o Estado foi entregue. Inês é morta. Ficar só reclamando e apontando os erros não vai resolver os problemas para a nova administração, é entrar em campo para resolver. O povo elegeu o Gladson Cameli para mudar este roteiro de filme de terror. Acabe o choro.

FAZER O QUÊ, DEPUTADA ANTONIA SALES?

A deputada Antonia Sales (MDB) postou ontem ao lado do secretário André Hassem um vídeo de lamúrias sobre as condições de abandono que foram entregues a secretaria de Meio-Ambiente. Até ai, morreu Nero! O que se quer saber é o que foi feito para mudar a situação.

MARCELO SIQUEIRA

É o nome com o qual o PT trabalha para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, no próximo ano. Marcelo é um quadro extremamente preparado, mas a questão é votos, seu partido é fraco no município, e terá dois adversários fortíssimos: o candidato do ex-prefeito Vagner Sales (MDB) e o prefeito Ilderlei Cordeiro (PROGRESSISTAS), com a máquina municipal.

NOMES EM EPITACIOLÂNDIA

O prefeito Tião Flores (PSB), Chiquinho Chaves (PSD), Luizinho Hassem (SD) e o nome do PT; não definido, sendo o mais comentado o da ex-deputada Leila Galvão, sãoas opções faladas até aqui para a disputa da prefeitura de Epitaciolândia. Quando mais candidatos melhor para o Tião.

SALTO NO ESCURO

Não se qual a posição da ex-deputada Leila Galvão (PT) sobre a disputa da prefeitura de Epitaciolândia; até aqui, tem dito que, este é assunto de delicada decisão. Está certa em ficar precavida. Seu partido está fora do poder e teria de enfrentar estruturas financeiras fortes.

DAMARES SILVA

O debate está forte nas redes sociais sobre a presença da Ministra Damares Alves, para participar do seminário “Mulheres Acreanas Fazendo História”, dia 29, em Rio Branco. Pode-se não concordar com suas idéias histriônicas e medievais, mas, deve ser respeitada dentro do contraditório do debate. Não é porque não se concorda com alguém que se parte para a ofensa. E a presença é livre, vai quem quiser. Não justifica a troca de ofensas.

OPORTUNIDADE DO DEBATE

O seminário “Mulheres Acreanas Fazendo História” é importante para debater as questões que envolvem a participação da mulher na sociedade, suas lutas, avanços e espaços a serem conquistados. Este é o aspecto principal do encontro promovido pela senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS), que terá figuras importantes no cenário nacional como palestrantes. Será neste dia 29.

MOTIVO DE PANCADARIAS

Preocupante na questão violência, a anunciada volta das “comitivas” na EXPOACRE. A secretária de Turismo, Eliane Sinhasique, tem que cercar a iniciativa de cuidados para que não venha se presenciar o que aconteceu em outros anos, com uma pancadaria generalizada.

PRERROGATIVA DOS ADVOGADOS

O anteprojeto de Lei do deputado Daniel Zen (PT, que autoriza advogados a participar de perícias médicas, não deve ser visto como participação indevida, atividade exclusiva dos médicos e peritos da Junta Médica do Estado, os advogados serão apenas participantes indiretos.

SAINDO BEM

Conversando ontem com colegas que cobrem as atividades da Câmara Municipal de Rio Branco, estes situaram o vereador Rodrigo Forneck (PT), como um dos mais destacados da atual legislatura. E que estaria se saindo bem na função de líder da prefeita Socorro Neri.

FLUINDO SEM PROBLEMAS

O presidente da ALEAC, deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS), tem conduzido as sessões como um magistrado e deixando os debates entre base do governo e oposição fluírem sem interromper, dentro dos tempos de cada partido na tribuna. A tribuna é território livre.

CRISE, QUE CRISE?

O deputado José Bestene (PROGRESSISTAS) deu ontem um exemplo prático de que, crise se acaba com diálogo. Sentou com as partes em litígio e resolveu o problema que tinha parado a UTI Neonatal, evitando o problema de cair no colo do governador Gladson Cameli.

TUDO MUITO SIMPLES

Caso os secretários, deputados da base do governo, não ficassem esperando sempre pelo governador Gladson Cameli, muitos dos problemas que o governo enfrentou com protestos públicos, teriam sido solucionados. Governador é para ser chamado a agir em último caso.

ERRARAM DE ENDEREÇO

O protesto ontem de índios na Assembléia Legislativa contra a municipalização do atendimento de saúde indígena serviu apenas para marcar posição, porque a decisão passa pela esfera federal, já que nasceu de uma determinação do presidente Jair Bolsonaro.

PROVA DA FALTA DE PLANEJAMENTO

A presença de ontem, na ALEAC, para falar com o governador em exercício, Nicolau Junior, de empresários com cotas na indústria Peixes da Amazônia, reivindicando que o Estado invista 200 mil reais ao mês na empresa para ajudar a sua recuperação financeira, é uma prova inconteste que o projeto, mal planejado, fracassou. Encontra-se em recuperação judicial. O governo passado montou um grande complexo para a industrialização de pescado sem levar
em conta que, a baixa produção do Acre, não seria necessária para viabilizar o empreendimento. O governo está num dilema: continuar atolado no empreendimento jogando dinheiro que pode ser aplicado em áreas como segurança e saúde, ou passá-lo à iniciativa privada e que esta que o toque, dentro da perspectiva de que o novo governo tem o cunho liberal de deixar o Estado reduzido. O governo já jogou 40 milhões de reais pelo ralo no empreendimento, sem retorno. Vai continuar jogando? Com a palavra, o governador Gladson.

Compartilhar
Sair da versão mobile