O governador do Acre, Gladson Cameli, participa entre os dias 27 e 29, em Macapá (AP), do 17º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. O evento reunirá nove governadores dos estados da amazônia legal, e vai debater quatro temáticas considerados estratégicas para a região.
Uma das pautas é a da implantação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que já vem sendo discutido desde 2017 e agora está em fase de implementação. Toda a parte de legislação foi aprovada nos nove estados, permitindo o início das novas fases de implementação.
Em conversa com o ac24horas nesta quarta-feira, dia 27, o governador destacou a importância do encontro como uma estratégia a mais para a captação de apoio federal e conquista de recursos de investimentos no Acre e melhoria da qualidade de vida das comunidades que vivem nas cidades do estado.
“Vamos fortalecer o apoio entre os governos estaduais, perante o governo federal, unindo nossas bancadas, fortalecendo e unindo com nossos congressistas. Será uma forma de expormos a nossa realidade, a nossa situação, discuti-la. Esse encontro vai facilitar e muito a situação dos nossos estados, na busca por melhorias para o nosso povo”, classificou Cameli.
Além de Cameli, o secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, e o diretor do Instituto de Mudanças Climáticas, Carlito Cavalcanti, também participam do encontro auxiliando o governador acreano nos debates e câmaras. De lá, sairá a Carta de Macapá, um documento assinado por todos com as decisão do encontro.
O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008, pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, sendo o estado do Pará o primeiro anfitrião do evento. O objetivo do Fórum é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região.