Pais ficam até 5h na fila para matricular filhos na rede pública de ensino em Rio Branco

A espera para matricular os filhos na rede pública de ensino do Acre pode durar até cinco horas. É o que contam os pais dos alunos que madrugaram na fila que margeia a Avenida Getúlio Vargas e Rua Rui Barbosa, no Centro de Rio Branco. Ao todo, 5 mil vagas são disponibilizadas.

Ewerton Campos, pai de um aluno de escola pública, diz que só soube da central de matrículas instalada no Centro porque foi até a escola resolver o problema da matrícula e uma funcionária informou sobre o direcionamento ao setor único na central. Ele estava há quase cinco horas na fila.

“Eu cheguei aqui às 5 horas, e até agora não fui atendido. Eles estão dizendo que não tem vagas, mas como que não tem? Eu vou aguardar para ser atendido e ver para onde vão colocar meu filho. Eu fui no Diogo Feijó, mas disseram que era aqui. Eu não aceito na Cidade do Povo, porque de longe já sabemos como é lá”, reclama.

Segundo o diretor de Gestão da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura do Acre (SEDUC), João Lima, a espera na fila é desnecessária, já que há vagas de sobra na rede, o que não permitirá que alunos fiquem fora da sala de aula. Lima justifica que os pais estão dando preferência às escolas do Centro, onde não há mais vagas.

“O sistema tem mais de 5 mil vagas sobrando. Noventa por cento dos pais que estão aqui são pais de alunos já matriculados que estão aqui para tentar transferir os alunos para outras escolas, mas estes já estão com as vagas garantidas”, esclarece o diretor.

Os pais, na sua grande maioria, estão querendo vagas nas escolas centrais porque temem que os filhos sejam recrutados para o crime nas escolas de bairro, tomadas por organizações criminosas. Segundo João Lima, já há, no âmbito da secretaria, uma estratégia de ação para resolver o problema.

“Existe uma programação da Secretaria de Educação com a Polícia Militar para barrar o crime nas escolas. Até o início do ano letivo, nós vamos ter uma resposta. Os pais podem ficar despreocupados, porque estamos tentando resolver da melhor forma possível”, alerta.

Matrículas da rede pública

Para realizar a matrícula, o interessado deverá procurar o Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF), localizado dentro do CRIE (antigo Mira Shopping, no Centro da Cidade). O horário de atendimento das matrículas é de 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta. Ainda de acordo com a coordenadora, a Central irá funcionar até o dia 8 de fevereiro. Já as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se iniciou na última segunda-feira (21), se estenderá até o dia 14 de fevereiro.

Compartilhar
Sair da versão mobile