O Conselho Regional de Contabilidade do Acre pediu explicações a Prefeitura de Rio Branco devido servidores sem registro no órgão de classe estarem sendo nomeados para ocupar cargos que seriam de contadores formados. O questionamento, especificamente, seria contra duas nomeações publicadas recentemente no Diário Oficial onde profissionais foram alocados em cargos de relevância da (FGB) Fundação Garibaldi Brasil e no Saerb (Serviço Água Esgoto Rio Branco).
Procurado por ac24horas, o presidente do CRC/AC, Tiago Rosella, disse que o Conselho tem como prerrogativas de registrar, promover desenvolvimento, capacitar profissionais e fiscalizar leigos que atuam em áreas que são prerrogativas dos profissionais da contabilidade. “A câmara de fiscalização tem ficado de olho nas nomeações feitas em municípios e na capital, desses cargos que são prerrogativas do profissional da contabilidade. Todos os processos corre em sigilo”, explica.
De acordo com o CRC, a fiscalização já detectou algumas nomeações irregulares. “Esses leigos serão notificados bem como a entidade pública. A penalidade pode ser de multa para ambos no valor de até R$ 2.000,00 e contravenção penal”, enfatizou.
Ao ac24horas, o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco disse que as duas situações expostas serão avaliadas pela gestão. “A prefeita Socorro Neri vai requisitar informações imediatas dos dois órgãos”, explicou a assessoria.