Enfermeira da URAP Roney Meireles se nega a fazer curativo e aplicar vacina em paciente

Uma paciente da URAP Francisco Roney Meireles, no bairro Adalberto Sena, em Rio Branco, ficou revoltada após uma enfermeira da unidade de saúde se negar a fazer um curativo no pé dela e aplicar a vacina contra o tétano. A jovem furou o pé enquanto ia para casa e alegava muitas dores.

Ao conversar com o ac24horas, já no Pronto Socorro, Hery Silva, de 19 anos, disse que ficou frustrada quando a funcionária da prefeitura informou que no local não se fazia esse tipo de procedimento. “Eu perguntei para ela onde eu fazia então, se todo mundo do bairro sabia que era no posto de saúde, e ela me disse que era aqui no Pronto Socorro”, conta.

Além de se negar a higienizar a área ferida, a jovem diz que a enfermeira também informou que não havia vacina contra o tétano na URAP. A moça foi orientada a procurar outro lugar para se prevenir da doença. Hery estava com a pressão baixa devido às dores que sentia no pé e na perna, que já estava inchada após um dia inteiro de peregrinação.

“A gente não sabe a quem ir recorrer, ir atrás. Nem no posto de saúde fazia. Aqui no Pronto Socorro a médica mandou eu voltar lá, mas ela disse que eu ia tomar a vacina do tétano, que é obrigação do município oferecer, e a medicação para não inflamar muito o pé, mas que eu precisa voltar no posto sábado bem cedo e limpar direito”, completa.

Procurada, a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) disse que repassaria a denúncia à gestão da unidade de saúde para averiguar a situação.

Compartilhar