O drama de quem passa horas na fila em busca do exame de mama

Descobrir o diagnóstico de uma doença tão devastadora como o câncer tem sido uma preocupação de boa parte das mulheres do mundo todo. No Acre, a campanha “Outubro Rosa, teve uma procura além da esperada e fez com a Sede do Cecon ficasse pequena para quantidade de pacientes que resolveram procurar os serviços.

Mulheres da capital, zona rural e também do interior vivem o drama de quem procura o serviço que começa antes das 7h da manhã.

Apesar de todos os equipamentos necessários para os exames funcionarem normalmente, as mulheres tiveram que esperar por horas, dado o aumento repentino na procura.

A Gerente de Assistência do Cecon, Karina Hechenberger, disse que praticamente quadruplicou a quantidade de pessoas que procuram fazer o exame de mama neste período de outubro. Segundo ela, o caos apresentado não era a realidade dos meses anteriores a campanha. “nós estamos fazendo uma média de 400 atendimentos por dia, enquanto que antes, quando não tem a campanha, atendemos uma média de oito a vinte mulheres por dia”, disse Karina.

O videomaker do ac24horas conheceu histórias e mostra a estrutura do governo para atender as pacientes.

Compartilhar