O sucesso do jingle de Petecão e a correlação entre a popularidade

Não é preciso enquete ou qualquer outro tipo de pesquisa para saber que o  jingle do senador Sérgio Petecão (PSD), candidato à reeleição, foi disparado o mais cantado no pleito de 2018.

Eleitores ou não e até opositores do político mais popular do Acre sabem de cor e salteado a música “quem ganha é o povo”, como intitula o próprio senador 100% popular que caminha para ser o mais votado entre seus concorrentes, segundo os institutos de pesquisa.

O jingle nasceu há oito anos quando Petecão, ainda filiado ao PMN, foi eleito senador da República. A inspiração vem de uma música de campanha que o senador ouviu pelas ruas de Maceió (AL). No retorno a Rio Branco, já em campanha, Petecão criou a letra do jingle e escolheu um ritmo mais embalado para atividades da militância na rua.

Em 2018, por iniciativa de eleitores de Petecão, “quem ganha é o povo” foi gravado em versões espanhola e inglesa. A legislação proíbe que jingles de campanha sejam veiculados em outros idiomas, por isso Petecão evita a circulação da música na rua, em inglês e espanhol, porém no WhatsApp, logo no começo da campanha, a versão espanhola, principalmente, viralizou.

“Pessoal me chama de mito. Eu não sou mito, só quero trabalhar para o meu Estado. Sobre esses jingles, até os bolivianos e americanos querem o Petecão”, brinca o senador.

Compartilhar
Sair da versão mobile