Uma das políticas mais eficientes dos serviços urbanos em Rio Branco é a educação ambiental. A Prefeitura de Rio Branco mantém, no âmbito da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), uma equipe de educadores ambientais que percorre os bairros da capital instruindo, informando e conscientizando acerca dos cuidados com a deposição dos resíduos sólidos. “A educação ambiental já reduziu em 60% o número dos lixões que tomavam conta dos bairros de Rio Branco”, disse o coordenador da equipe, Manoel Alexandre, técnico da Semsur.
Em Rio Branco, a política de educação ambiental foi implantada com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano e oportunizar um conhecimento que permita mudar o comportamento movido pela proteção ambiental. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável deve estar, também, aliado à educação ambiental.
A família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. No seio familiar, desde cedo, a criança deve aprender cuidar da natureza. Na escola inicia-se o trabalho de conscientização do cuidado com o meio ambiente natural. “Visitamos cerca de 180 famílias ao mês. Nas escolas, atuamos com as crianças de 5 anos e com jovens de 12 anos. A conscientização ambiental das famílias passa por eles”, disse Manoel.
Para os moradores a educação ambiental é fundamental. “É importante sim. Nós aqui tomamos outra atitude depois que eles passaram a conversar e instruir a gente”, disse o mecânico Edmilson Rodrigues, que mantém uma pequena oficina de conserto de veículos na Rua Boa União, no bairro Boa União, na Baixada da Sobral.