O município de Porto Walter, na região do Juruá, virou a cidade do milho durante o final de semana. O Festival do Milho, realizado pela prefeitura, em parceria com o Sebrae e financiado pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), movimentou o município e atraiu milhares de pessoas de outras cidades. O evento elegeu a Rainha do Milho, promoveu lutas de MMA e o Festival de Praia. No sábado (29), o grupo Forró Boys encerrou a festa.
O prefeito Zezinho Barbary (PMDB) disse que o festival faz parte do projeto de fortalecimento da agricultura familiar e visa a promoção da cultura empreendedora, tanto na cidade quanto no campo. O evento aqueceu a economia local, com uma ampla participação de horticultores, fruticultores, artistas e produtores culturais.
A feira contou com a exposição e comercialização de alimentos, artesanatos e produtos locais. Também escolheu o melhor prato derivado do milho; a maior pamonha; escolha do casal dançarino de forró; shows com a participação de bandas e cantores locais de outros municípios; poemas e poesias relacionadas ao milho; e torneio de futebol de campo com equipes da zona rural.
O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia da Silva, mesmo em férias, prestigiou o evento. “Parabéns a todos os portuwaltenses, em especial à esquipe da prefeitura. A Sudam tem compromisso com iniciativas como esta”, declarou ele, destacando que a instituição, mesmo com sede em Belém (PA), está próxima de todos os municípios que queiram empreender e desenvolver a Amazônia.