Ministério reduz em 70% remessa de vacina contra meningite para o Acre

Segundo informe da equipe técnica da Divisão de Imunização do Acre, o Ministério da Saúde reduziu de 8 mil para somente 800 doses da vacina contra meningite enviadas mensalmente para o Acre. A redução tem sido notória desde maio deste ano e corresponde a uma baixa de aproximadamente 70%.

Com a redução no envio, o Acre tem recebido uma média de 15% do total de doses. Com a redução, a vacina pentavalenta está em falta nas unidades de saúde de Rio Branco.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização, não há previsão de quando o MS vai normalizar a distribuição da vacina. O motivo da redução não foi informado.

Porém, a falta da vacina nos postos de saúde vem preocupando pais e mães, pois a meningite é uma doença infecciosa que pode levar à morte. A vacina é uma das prioritárias da caderneta de vacinação e é indicada para bebês de 2 e 5 meses e para crianças de 11 e 13 anos.

Vale lembrar que o número de casos da doença aumentou 79% entre os anos de 2016 e 2017 no estado do Acre. Conforme informações do boletim da área técnica das meningites virais, em 2016 foram 14 casos confirmados da doença no estado, sendo que em 2017, o número saltou para 25.

Somente este ano, até o começo de abril foram confirmados seis casos de meningite, sendo que tinham sido notificados 13. Os outros foram descartados. Com informações do Jornal A Gazeta.

Compartilhar
Sair da versão mobile