O buraco agora é mais embaixo

O candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), faz uma análise equivocada do resultado da pesquisa do DELTA. Lembra que disputou a eleição para prefeito com 3% de aceitação e ganhou. Esqueceu que à época era novidade, havia uma esperança pelo novo na política, o que não se configurou quando assumiu. O PT continuou a aparelhar a prefeitura da Capital. Na eleição deste ano para o governo o buraco é mais embaixo, carrega um fardo pesado de desgaste por ter deixado a cidade arrasada por buracos. Seu principal apoiador, o governo petista, as pesquisas mostraram estar mal na fita perante a opinião pública. Não é, por isso, bom cabo-eleitoral. Então, o Marcus não vai disputar a eleição para o governo navegando num mar de rosas como aconteceu para prefeito. Nesta eleição, ele será julgado pelo que fez, pelo que não fez, e pelo desgaste dos que o cercam. O fato de aparecer atrás em todas as pesquisas representa o somatório de desgaste de 20 anos de poder. Pesquisa não ganha a eleição, mas serve para balizar que o céu não está mais azul e calmo para o candidato do PT, mas sujeito a chuvas, granizo e trovoadas. E tem aliado que parece torcer por sua derrota.

MELHORES E PIORES
A última pesquisa do DELTA trouxe um dado didático para os prefeitos acreanos. Os três melhores foram Zezinho Barbary de Porto Walter com 69,22% de aprovação, Mazinho Serafim, em Sena Madureira, com 58% de aceitação e Fernanda Hassem, de Brasiléia com 38% de popularidade. O pioe prefeito foi o de Senador Guiomard, André Maia, rejeição de 89,46%.

O DESGASTE VEIO Á GALOPE
Outros prefeitos também tiveram aceitações baixíssimas. A questão é que a maioria dos prefeitos achou que o fato de sentarem na poltrona lhes dava o direito de sair entupindo as prefeituras de afilhados, veio a crise econômica, tiveram de demitir, as ruas foram tomados por mato, buracos, o lixo não foi recolhido, atrasaram salários e caíram no descrédito.

PRIMEIRO O FEIJÃO COM ARROZ
Um prefeito, basicamente, tem que ter uma coleta de lixo eficiente, pagar em dias os servidores, não contratar para depois demitir, manter os Postos com remédios e a cidade sem buraco. Em Cruzeiro do Sul, o Ilderlei tem que colocar como prioridade neste verão tapar os buracos da cidade. Se conseguir pelo menos dar uma melhorada sobe no conceito popular.

NEY AMORIM
Não tirem o deputado Ney Amorim (PT) de qualquer simulação sobre a disputa pelas duas vagas de Senador. Conseguiu fechar parcerias de apoios em todos os municípios acreanos, é apoiado por boa parte de políticos da oposição no segundo voto e é muito forte no maior colégio eleitoral que é a Capital. Some-se a isso que ainda nem colocou todo peso da campanha na rua e, já aparece nas pesquisas embolado entre os candidatos melhores avaliados. Ney é um dos políticos mais habilidosos que eu conheço.

“ESTRANHO, MUITO ESTRANHO!”
Cansei de ouvir a expressão acima dos mais variados políticos da FPA e da oposição sobre os números do candidato ao Senado, Márcio Bittar (MDB), na última pesquisa. Foi o fato mais comentado da pesquisa do DELTA. Mais até que o resultado para governador.

JUSTIFICANDO OS VOTOS
O vereador Roberto Duarte (MDB) tem justificado ter sido o vereador mais votado de Rio Branco. Não faz denúncia vazia, por ouvir dizer, checa as ações municipais de corpo presente, cobra do poder, enfim, cumpre um papel que deveria ser o de todos os vereadores. Belo trabalho.

CPI DOS TRANSPORTES
Com a instalação da “CPI dos Transportes Coletivos”, seu autor, deputado Eber Machado (PDT), quer quebrar o paradigma de que todas as CPIs que tramitaram na ALEAC acabaram em pizza. Não tenho muita esperança que isso venha a ocorrer, mas deve ser dado um crédito.

DESCRENÇA EM FATOS
A minha descrença quanto a esta “CPI dos Transportes” tem fundadas razões, não conheço nenhuma das que foram instaladas na Assembléia Legislativa que redundaram em algo.

NA UNHA DO DEDO
Este protesto do presidente do PHS, Manoel Roque, contra o fato do PT tratar os aliados dos pequenos partidos como seres de linhagem política inferior, tem base concreta, hoje os olhos petistas são voltados só para o PDT-PSB-PCdoB. O Roque não está falando nenhuma asneira.

CHAPA LIBERADA
O presidente Manoel Roque (PHS) amadurece a idéia de liberar seus candidatos a deputado a votarem e pedirem votos para quem bem entenderem na campanha para governador.

NÃO SE ELEGE
A conta que não foi feita ainda pelo candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), é que sem os partidos nanicos a sua chance de uma vitória – as pesquisas apontam para complicações – é praticamente nula. São os votos dos chamados “nanicos” o grosso da votação da FPA. Sem eles o PT não estaria hoje no poder no Acre.

“ISSO NÃO EXISTE”
Foi a frase usada ontem pelo deputado Gehlen Diniz (PP) para contrapor a pressão que o MDB vem fazendo para a formação de uma coligação para deputado estadual. Gehlen diz ser questão fechada entre os candidatos do PP não coligar com o MDB para a ALEAC.

PROBLEMA DOS PARTIDOS
O deputado Gehlen Diniz (PP) falou haver o compromisso formal do candidato ao governo, Gladson Cameli (PP) de que não fará nenhuma interferência por esta coligação. “Isso é decisão exclusiva dos partidos e não do candidato ao governo”, assinalou Diniz.

QUESTÃO FECHADA
O PP voltou a reunir os seus candidatos a deputado estadual é fechar questão na chapa própria à ALEAC, como já tinha sido encaminhado em um encontro anterior do partido.

RISADAS AMARELAS
Os adversários da prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), estão dando risadas com os seus mais de 70% de reprovação. Mas é uma risada amarela, porque o ex-prefeito Rodrigo Damasceno (PT) saiu do mandato mal avaliado. Um pelo outro não está tendo volta.

PORTA-VOZ DOS EMPRESÁRIOS
Os pronunciamentos de outros vereadores a favor do aumento do preço das passagens de ônibus não estão sendo tanto criticados como o do vereador Eduardo Farias (PCdoB), pela gana e fervor com que defende os empresários, como um verdadeiro porta-voz da categoria. A razão por estar sendo muito criticado e por sempre ter estado ao lado dos menos favorecidos

NÃO VEJO EXPLICAÇÃO
Não vejo explicação para sua cruzada a favor dos empresários dos transportes coletivos. Sempre o conheci se posicionando a favor do povo, jamais contra, daí a minha admiração.

QUADRILHAS NA ALEAC
Ontem a ALEAC ficou lotada de quadrilhas. Não é o que vocês estão imaginando, eram quadrilhas juninas que estavam sendo homenageadas pela mesa diretora da Casa.

JOSÉ BESTENE
O ex-presidente da ALEAC, José Bestene (PP), está entre os bons nomes para estadual desta eleição. Quando parlamentar foi destacado e um dos melhores presidentes do Legislativo.

POR QUE ESCONDER O PRINCIPAL?
O deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) está no seu papel em denunciar a falta de medicamentos no “Hospital Regional do Juruá”. Só que deveria dar nome aos bois. Dizer que o responsável é o governo que não faz os repasses financeiros necessários à unidade. Por que esconder o principal, Raimundinho? O serviço tem que ser completo.

MERCADORIA ABUNDANTE
Depois do que ouvi ontem de uma das figuras mais representativas da FPA, a infidelidade partidária será mercadoria abundante na eleição deste ano para governador. E como será!

O MDB É GOZADO
O presidente do MDB, Flaviano Melo, quando abre a boca é para dizer ser o MDB o maior partido da coligação do Gladson Cameli (PP), por isso o mais importante. Mas não tem pujança para formar uma chapa de deputado estadual só com os seus filiados? O MDB é gozado.

NÃO PODE SER JULGADA
O caso da prefeita de Rio Branco, Socorro Nery, não pode ser avaliado neste momento porque não começou o mandato do início. Está pouco tempo à frente da PMRB. Pegou a cidade uma colcha de retalhos de buracos. Há que se dar à sua gestão pelo menos a carência do verão.

NEGA POSSIBILIDADE
O senador Sérgio Petecão (PSD) confirmou que o presidente do seu partido em Marechal Taumaturgo apoiará o deputado Lourival Marques (PT) para a reeleição, mas para governador está fechado com a candidatura de Gladson Cameli (PP).

LONGA LUTA
Mais um problema para o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro. Com dois votos favoráveis à cassação da chapa que o elegeu, baseados na compra de votos, a tendência é que o TRE-AC feche os demais votos cassando seu mandato. Terá uma luta longa no TSE para tentar reverter a decisão regional. O processo é baseado em uma gravação que envolve a compra de votos, em que aparecem o ex-prefeito Vagner Sales e o atual prefeito de autores. Em primeira instância foi absolvido por a gravação usada como prova ter sido considerada como clandestina.

COORDENADA PELO ROCHA
Toda a ação da gravação na época teve o apoio do deputado federal Major Rocha (PSDB), que na campanha para a prefeitura de Cruzeiro do Sul apoiava o candidato Henrique Afonso.

O BOI NÃO DANÇA
O empresário Jarbas Soster (PHS) escreve bons textos, marcando sua postura como opositor do atual governo. Mas se quiser de fato ter chance para deputado federal tem que montar estrutura de campanha, se ficar só na base de artigos, o boi não dança. O jogo é bruto.

MDB DANÇOU
Notícia de última hora: o candidato a governador, Gladson Cameli (PP), decidiu não se meter na questão de alianças e não cederá a pressão para que leve o PP a ser boi de piranha do MDB.

MOSTRAR SER DIFERENTE
A prefeita Socorro Nery tem que mostrar ser diferente, ter perfil próprio, quando tiver que tomar posições polêmicas, como no caso da sanção do novo reajuste no preço das passagens. Se pensar em reeleição tem que ser firme, mesmo que, isso venha a desagradar corporações. Não se faz omeletes sem quebrar os ovos. Com o MPAC no caso é prudente que espere o posicionamento do órgão sobre a existência de distorções ou não nos dados misteriosos das
planilhas de custos apresentadas pelos empresários do transporte coletivo. Um reajuste além do aceitável mexerá com o grosso da população que anda de ônibus e não com o bolso dos membros do Conselho Tarifário. Que, aliás, tem uma composição estranha: dele participam representantes de mototaxistas e taxistas e os vereadores, eleitos pelo povo, ficaram de fora.

Compartilhar