O prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), assinou, há duas semanas, decreto que garante o pagamento do 13º salário aos vereadores no final do ano. Agora quem está com os salários atrasados são os servidores públicos da prefeitura.
O não pagamento do mês de abril se deve a problemas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A verba foi bloqueada por a prefeitura não vir pagando débitos com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) desde 2009, ainda na gestão de James Gomes (Progressistas).
Sem quitar as dívidas, o governo federal agora bloqueou os repasses do FPM, principal fonte de sobrevivência da prefeitura. Outro fator que teria contribuído para a situação ruim foi a queda no repasse do ICMS por parte do governo Sebastião Viana (PT) às prefeituras acreanas, fato que é negado.
Em nota numa rede social, o secretário de Finanças, Deusdete Cruz, informou que a pasta trabalha para resolver o impasse e que até o dia 9 o pagamento dos salários será feito. Saúde e Educação não ficaram comprometidas já que as verbas para estes dois setores são enviados à parte.