Aberson deixa Semeia para assumir cargo no Iapen após acordo do PDT com o Palácio

Depois de 11 meses no comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o cientista social Aberson Carvalho está se despedindo da pasta. Ele vai assumir temporariamente a direção do Instituto de Administração Penitenciária. Martin Hessel, o atual diretor do Iapen, está de licença paternidade e deve tirar mais dois meses de férias. Enquanto isso, Aberson assume o órgão. Martin vai decidir nas férias se vai ou não continuar com o peso do Iapen nas costas.

LEIA MAIS
PDT sai da chapinha da disputa de federal e ganha direção e cargos do Iapen do Estado do Acre

Além de cientista social, Aberson tem especialização em políticas públicas. Na verdade, ele retorna ao Iapen. Em 2015 e 2016, no atual governo de Sebastião Viana, ele comandou o setor de planejamento e gestão do Instituto Penitenciário. Ele chega ao Iapen, agora, para fortalecer a gestão, o controle e tentar reestruturar o sistema penitenciário.

“A proposta é fazer qualificação profissional dos servidores, reeducação, investimentos em equipamentos e melhorias no sistema”, disse nesta segunda-feira pela manhã Aberson Carvalho.

Aberson é filiado ao PDT, partido do secretário de Segurança, Emylson Farias. A ida dele para o Iapen faz parte de um acordo da legenda com o governo de ampliação do espaço do partido na estrutura administrativa do governo do Acre, conforme antecipou semana passada o ac24horas.

Aberson, pelo que se comenta no meio político, deixou boa impressão na Semeia, apesar do curto tempo no comando do setor. Era tido como um dos queridinhos da atual vice-prefeita Socorro Neri, que em abril assume a prefeitura de Rio Branco quando Marcus Viana deixar o cargo para oficializar candidatura ao governo do Acre.

O substituto de Aberson ainda não foi definido por Marcus Viana.

Compartilhar
Sair da versão mobile