Estudantes e trabalhadoras estão organizando a Marcha Mundial das Mulheres Acre, evento que busca reunir mulheres para uma manifestação contra a PEC 181/2015, que torna crime o aborto em caso de risco de vida para as mulheres, em caso de estupro e em caso de anencefalia. A marcha será na quinta-feira, 16, com concentração a partir das 16h na Praça da Revolução, em Rio Branco.
A aprovação da PEC 181 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados ocorreu no dia 8 de novembro e gerou diversas manifestações em todo o país. A aprovação da proposta causou ainda mais indignação por ter sido votada por uma maioria de deputados homens.
A proposta vem sendo chamada de “Cavalo de Troia das Mulheres” por vir mascarada de ampliação de direitos trabalhistas para mães de prematuros, ou seja, o aumento do tempo de licença maternidade para as mulheres. “Com o discurso da ‘proteção ao direito à vida desde a concepção’, parlamentares estão defendendo essa PEC, que ignora a saúde da mulher e o seu direito de escolha”, afirma a estudante Sara Lanceloti, do Centro Acadêmico de Ciências Sociais.
Como preparação para a marcha, o grupo organizou diversas atividades na semana. Na segunda-feira, 13, foi realizada uma roda de conversa na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac). O evento contou com a participação da vice-presidenta da Adufac e ativista dos direitos das mulheres, professora Madge Porto, e da secretária Municipal das Mulheres, Lidiane Cabral. Na terça-feira, 14, o grupo realizou uma oficina de confecção de cartazes e na quarta, uma oficina de batucada feminista. A programação da semana será finalizada com a realização da marcha na quinta-feira, 16, a partir das 16h na Praça da Revolução.
“Diante deste momento de escuridão em que o conservadorismo tem avançado, temos que reagir! As mulheres, feministas, apoiadores da causa, sindicatos, coletivos, movimentos pelo Brasil estão se organizando e a Marcha Mundial das Mulheres Acre também está na luta”, afirma Isna Fernanda, uma das organizadoras do evento.
SERVIÇOS
O QUE: Marcha Mundial das Mulheres Acre contra a PEC 181/2015
QUEM: Estudantes e trabalhadoras organizadas, coletivos da juventude e CA de Ciências Sociais
QUANDO: 16 de novembro (quinta-feira), a partir das 16 horas
ONDE: Praça da Revolução, em Rio Branco
CONTATO: Jaqueline – 9 92181532