A privatização da Eletroacre vai deixar a maioria da população sem poder pagar energia, diz Luiz Gonzaga

A privatização da Eletrobras Distribuição Acre vem preocupando as autoridades acreanas. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) pediu que um requerimento de sua autoria propondo a realização de uma audiência pública para debater o tema fosse colocado na pauta de votação da Assembleia Legislativa, para que as autoridades possam tentar evitar um colapso no abastecimento de energia.

“Os governo do Nordeste, se manifestaram contra. A maioria dos governadores da Amazônia é contra. Os estados mais pobres não podem deixar de ter a presença do governo na geração de energia. Imagine vocês na região do Juruá onde a energia é gerada pelo óleo diesel e tem subsidio para que as pessoas possam pagar, se for privatizado, como vai ficar?”, questiona Gonzaga.

Segundo o deputado tucano, desde 2013 era para ter sido construído um linhão para o Vale do Juruá e não foi. “A Eletronorte foi criada para ajudar no desenvolvimento da Amazônia. Será que os estados dessa região não precisam mais de desenvolvimento. Nenhum indústria se instala numa região que não tem condições de gerar energia de qualidade”, destaca Luiz Gonzaga.

Para o deputado, a privatização da Eletroacre vai deixar a maioria da população sem poder pagar energia. “A maioria das pessoas já não tem mais condições de pagar a energia pelos consecutivos aumentos. Visitei uma família no bairro Placas, chegando lá não tinha nenhuma lâmpada acessa durante à noite. A dona da casa acendeu a luz da cozinha para me atender”, ressalta.

“Do jeito que vai, nós vamos ter que usar lamparina. Essa Casa que é o eco da sociedade precisa fazer essa discussão. Os servidores da Eletroacre estão todos pedindo o debate. Nós não podemos de forma nenhuma deixar de discutir algo que é tão necessário na casa de casa cidadão acreano. O povo sofre com as cobranças extorsivas e a tendência é piorar a situação”, finaliza Luiz Gonzaga.

Compartilhar
Sair da versão mobile