O período de estiagem castiga a maioria dos municípios e ajuda de caminhão-pipa vai chegar a mais três cidades

O período de chuvas chegou, mas isso não foi o suficiente para os níveis dos reservatórios d’água de Brasiléia, Rio Branco, Porto Acre e Bujari, esta última que passa pela pior crise hídrica de toda a história recente. Com isso, caminhões-pipa vão ajudar no abastecimento dessas cidades.

Bujari, que já vinha recebendo o apoio dos veículos, serviu como exemplo de trabalho pra o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Agora, com a liberação de R$ 420 mil, dinheiro enviado pelo Ministério da Integração Nacional, os trabalhos correrão com mais agilidade.

O prazo de execução é de 180 dias, a partir da publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU). Findado esse prazo, o Acre tem até 30 dias para prestar contas dos gastos. Esse é o reconhecimento da situação de emergência em que estão as cidades acreanas.

Como destacou o Depasa, outubro é o primeiro mês do inverno amazônico, caracterizado pelas chuvas torrenciais, mas até agora a precipitação pluviométrica só tem ocorrido em áreas isoladas e aquém do esperado.

Por dia, os caminhões-pipa realizam 32 viagens para levar água ao Bujari. Agora, o serviço será ampliado.

Compartilhar