O abastecimento d’água está comprometido pela seca em Bujari, a 22 quilômetros de Rio Branco. Isso porque o açude que é usado para a captação de água na cidade está co menor de 1 metro de profundidade, prejudicando a retirada do líquido. Em épocas do ano, o manancial chega a medir 5 metros de lâmina.
O município, localizado a 22 quilômetros de Rio Branco, na BR-364, sentido Juruá, conta com 9.500 habitantes. Como forma de amenizar os impactos desse grave caso de seca, algumas ações emergenciais já estão sendo executadas, com explica o diretor de Abastecimento do Depasa, David Bussons.
“Iniciamos o bombeamento da água de um pequeno açude, que fica nas proximidades do reservatório, para seguir com o fluxo de captação e abastecimento. No entanto, essa medida é temporária e pode durar, no máximo, dez dias. Infelizmente, teremos de adotar medidas de racionamento”, informa o gestor.
Bujari foi uma das cidades onde foi decretada situação de emergência por causa da estiagem. A publicação consta na edição do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) e foi decretada pelo governador Sebastião Viana no último dia 25 de agosto.