Com a classificação do Atlético Acreano, o Acre passou a figurar na lista dos Estados que obtiveram acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O Rio Branco Futebol Clube chegou a jogar a 3ª Divisão quando a 4ª não havia sido criada. Depois da queda em 2012, o Estrelão não saiu mais da Série D.
Nesse contexto, o único que conquistou o acesso à 3ª Divisão disputando cada ponto foi o Galo Garijó para lamúria do Estrelão, que ficou no meio do caminho. Mas é assim mesmo.
Diante do quadro que só definido na noite desta segunda-feira, 14,, o Portal Agora RN / Agora Jornal ‘cascaviou’ a história da quarta divisão do futebol brasileiro e montou o ranking de estados que mais tiveram êxito jogando a competição nacional. Existente desde 2009, o último nível do esporte no Brasil já proporcionou alegrias ao futebol norte-rio-grandense em três oportunidades: em sua primeira edição com o Alecrim; em 2013 com o Baraúnas, e, por fim, na última sexta-feira, 11, com o Globo Futebol Clube. Os três acessos fazem do Rio Grande do Norte o segundo estado com mais triunfos efetivos dentro do certame, empatado com grandes centros do país como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Caso o América tivesse conseguido passar da Juazeirense, o RN estaria, atualmente, com o posto de líder no ranking de acessos, empatado com o estado de São Paulo. Na sequência da listagem, após o primeiro e os segundos colocados, aparecem Santa Catarina, Pará, Maranhão e Pernambuco (com dois acessos cada); e Goiás, Paraíba, Paraná, Sergipe, Piauí, Alagoas, Bahia, Acre, Mato Grosso e Tocantins (com um acesso cada).
Confira abaixo o ranking de acessos por estado na Série D e os clubes que conquistaram:
SP – 04 (Oeste, Mogi Mirim, Botafogo e São Bento)
RN – 03 (Alecrim, Baraúnas e Globo)
RJ – 03 (Macaé, Madureira e Volta Redonda)
MG – 03 (Tupi 2x e Tombense)
RS – 03 (Juventude, Brasil de Pelotas e Ypiranga)
SC – 02 (Chapecoense e Joinville)
PA – 02 (São Raimundo e Remo)
MA – 02 (Sampaio Corrêa e Moto Club)*
PE – 02 (Santa Cruz e Salgueiro)
GO – 01 (CRAC)
PB – 01 (Botafogo)
PR – 01 (Londrina)*
SE – 01 (Confiança)
PI – 01 (River)
AL – 01 (CSA)
BA – 01 (Juazeirense)
AC – 01 (Atlético)
MT – 01 (Cuiabá)
TO – 01 (Araguaína)