RIO BRANCO – A Ação de Inverno 2017, a quinta edição da operação de limpeza da cidade que este ano tem o foco no enfrentamento ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, segue intensa nos bairros de Rio Branco.
Na manhã de ontem uma importante frente de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) realizou roçagem e recolhimento de entulho na Rua Beira Rio, no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito. Trata-se de uma área que já foi habitada, mas, seguindo orientação da Defesa Civil, a maioria dos moradores foi removida para regiões seguras como a Cidade do Povo. O lugar foi tomado pelo mato, mas a SEMSUR o limpou completamente, ao mesmo tempo em que retirou lixo, entulho e potenciais criadouros do Aedes.
“Já removemos mais de 500 toneladas. Naquela região da Beira Rio, a Ação de Limpeza ajuda também a evitar vandalismo, além de melhorar a qualidade do ambiente e combater o Aedes aegypti”, disse Kellyton Carvalho, secretário municipal de Serviços Urbanos. Ele confirmou que os trabalhos são programados em conjunto com a ação dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). “Só pedimos às pessoas que não joguem lixo neste local, que é agora uma área verde”, pediu o encarregado da equipe de roçagem de áreas verdes, João Miguel.
Lançada no dia 02 de janeiro pelo prefeito Marcus Alexandre e a vice-prefeita Socorro Neri, a Ação de Inverno reúne cerca de mil gentes de Endemias e trabalhadores da SEMSUR atuando nos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Conforme foi planejado, o trabalho desenvolvido pelos Agentes de Endemias inclui ações de prevenção à presença do mosquito com visitas domiciliares e a limpeza do bairro, com a coleta de lixo e entulho realizada pelas equipes da SEMSUR. As localidades onde as ações são executadas são definidas de acordo com apontamento do Levantamento Rápido do Aedes, o LIRAa, relatório elaborado pela secretaria Municipal de Saúde – SEMSA a cada 15 dias.