Alan Rick, do PRB, recebe representantes do setor produtivo brasileiro

As entidades representantes dos setores de indústria e comércio do país foram recebidas pelo deputado federal Alan Rick (PRB/AC) em seu gabinete em Brasília, na tarde desta terça-feira (25). Estiveram presentes Fabrício Zastawny e Godofredo Diniz, executivos da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Sérgio Roberto Andrade, chefe de gabinete da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); o superintendente do Serviço Social da Industria (SESI), Nilo Augusto Câmara Simões; e Carlos Prado, do setor Agropecuário.

Na pauta, o Projeto de Lei nº 5992/2016 cuja relatoria é do parlamentar acreano, que estabelece condições para renegociação de débitos em operações com os Fundos de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO), bem como os Fundos de Investimentos Regionais da Amazônia (FINAM) e Nordeste (FINOR).

Na prática, ficaria autorizada a repactuação de dívidas oriundas de operações de crédito, contratadas junto às instituições financeiras administradoras, com recursos dos FNO, FNE e FCO, regulamentados pela Lei nº7.827/89, de acordo com as condições, prazos e encargos estipulados nesta Lei.

alan_01
Mas apesar de serem criados para viabilizar a instalação e o funcionamento dessas empresas e promover o desenvolvimento regional, os representantes do setor produtivo explicam que os Fundos passaram de solução a problema, tendo em vista que o elevado custo do financiamento, aliado à relativa escassez de recursos financeiros para que as empresas pudessem se instalar e crescer se tornou um problema crônico no Brasil, principalmente para aquelas de menor porte.

“É um problema que vem se agravando e o crescimento das dívidas está muito acima do faturamento e da capacidade de pagamento das empresas. Farei o melhor relatório possível diante das questões apresentadas, ouvindo todas as partes envolvidas do setor produtivo, da indústria e comércio para que a gente chegue a uma resolução do problema criado com a extinção de alguns fundos regionais”, assegurou o relator, deputado Alan Rick.

O Projeto de Lei tramita na Comissão de Integração, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) e aguarda o parecer do deputado relator, Alan Rick.

Compartilhar
Sair da versão mobile