Tribunal Regional Eleitoral solicita apoio da Força Federal para as Eleições de outubro no Acre

No Acre, os policiais atuam na repressão ao contrabando. Em Alagoas, na Operação JaraguáArquivo/Agência Brasil

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) decidiu solicitar apoio da Força Federal para as Eleições de 2016. O pedido foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá decidir sobre a requisição do Exército para atuar no Estado.

Caso o pedido seja aceito, oito municípios receberão o reforço na segurança, sendo eles Rio Branco, Brasiléia, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Acrelândia. A intenção, segundo o presidente do Tribunal, desembargador Roberto Barros, é garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e a apuração dos resultados.

“Definimos em reunião com os juízes e promotores que solicitaríamos esse apoio. O pedido foi enviado ao TSE e esperamos que seja aprovado. Entendemos que esse reforço no efetivo é muito importante, pois muitos municípios estão passando por situações delicadas, e se tivermos conosco o Exército, além das Polícias Federal, Civil e Militar, que já atuam nas Eleições, contaremos com a força total para conter possíveis ações criminosas durante o período eleitoral”, destacou o presidente.

Para a escolha dos municípios foram utilizados vários critérios, como as constantes ondas de violências, cidades onde há presídios e que são áreas de fronteira. A última vez que o TRE acreano solicitou apoio da Força Federal para a segurança das eleições foi em 2002.TRE solicita apoio da Força Federal para as Eleições no Acre

Compartilhar