Ambulâncias do Samu estariam abandonadas em pátio da Saúde, em Rio Branco

Ao menos cinco ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital de Emergência de Rio Branco (Huerb) estão abandonadas num pátio da Secretaria de Estado de Saúde, no bairro Aviário, em Rio Branco. A denúncia foi feita por um servidor da pasta, que prefere ter o nome mantido em sigilo.

686ba507-91af-4e27-ba62-1435da11060d

Em nota, a Secretaria confirmou que os veículos estão quebrados, mas garantiu que não foram abandonados e que aguardam reposição de peças e a execução de serviços de manutenção, o que não estaria afetando a realização dos atendimentos solicitados via 192.

“Isso aí é uma vergonha. Uma ambulância dessa custa caro para ser abandonada dessa forma. Isso já está acontecendo há vários meses e ninguém faz nada. A empresa de manutenção ia até mudar. Esses dias eles estavam loucos atrás de uma ambulância e não tinha em canto nenhum disponível”, comenta o servidor da Secretaria de Saúde.

91ef0e35-a84a-4109-a783-f776c33c9536Na semana passada, o ac24horas contou que o Semu em Cruzeiro do Sul deixou de atender uma ocorrência porque a ambulância da cidade estava quebrada. A mulher que precisava de socorro, Raimunda dos Santos da Conceição, de 52 anos de idade, sofre com problemas cardíacos e corria risco de morte, segundo contou um dos filhos.

LEIA MAIS: Ambulância quebrada deixa paciente sem atendimento

“A minha pergunta é a seguinte: o que a chefe do Samu faz que não vê essa situação? Gestor de verdade não permite que veículos fiquem assim, quebrados. Se estão é porque não tem a gestão necessária. Os servidores do Samu também sofre porque falta material, mas quem sofre mais é a população, sem as ambulâncias”, finaliza.

*Atualização, às 13h04:* Após a publicação da denúncia, a reportagem foi informada que três ambulâncias com a tarja vermelha, de propriedade do Samu, não serão mais consertadas. As demais, contudo, fazem parte de outro contrato com a empresa que fornece os serviços de manutenção e reposição de peças. Segundo apurado, as demais viaturas de socorro são propriedade da Secretaria de Saúde do Acre. Fontes ligadas ao portal informaram também que com a publicação da matéria já existe ordem para os veículos sejam retirados do local em que foram fotografados. Todos devem ser levados para um pátio nas proximidades do presídio da Capital.

Compartilhar
Sair da versão mobile