Aproximadamente 15 mil pessoas compareceram ao evento de encerramento do revezamento da Tocha Olímpica no Calçadão da Gameleira, no 2º Distrito de Rio Branco, informou a Polícia Militar.
O ex-jogador de futebol Arthur Oliveira, o Rei Arthur, foi o último a carregar a Tocha. Ele fez um percurso de pouco mais de 200 metros em um corredor feito entre a multidão até o palco de encerramento do evento, local onde também foi acesa uma réplica da Pira Olímpica, um dos símbolos das Olimpíadas.
O ex-jogador, com passagem por times acreanos como o Juventus e o Independência, o Remo (PA), Botafogo (RJ), Porto (time de Portugal) e Figueirense (SC), se disse bastante emocionado em carregar o símbolo olímpico.
“Uma emoção muito grande, um reconhecimento por um trabalho no meu estado, por todos os lugares do mundo onde fui. E ser coroado assim como eu fui é uma emoção muito grande. São duzentos e poucos metros que passam um filme na tua cabeça, que começou quando eu jogava bola no meio das ruas, no fundo de quintal de vizinho… Feliz, feliz de ter uma história reconhecida”, disse.
O show musical ficou por conta de Álamo Kário e banda, que levou ao palco muito rock e pop rock à multidão presente.
Passagem da Tocha Olímpica por Rio Branco foi marcada por protestos e comemorações
A passagem da Tocha Olímpica por Rio Branco foi comemorada por alguns, porém foi motivo de protesto para muitos. Internautas criticaram a prefeitura de Rio Branco, que aproveitou a passagem do símbolo para recuperar ruas e pintar calçadas. Houve quem gravou vídeo para protestar de forma humorada contra o símbolo das Olimpíadas. O Município também foi criticado porque teria gastado cerca de R$ 250 mil com o evento.
Por outro lado, organizadores do evento, assessores de Marcus Viana e o próprio prefeito comemoraram a presença da Tocha na capital acreana como um momento histórico para a cidade.
A Chama Olímpica chegou a Rio Branco exatamente às 10h46 em um voo fretado da Latam. Ela chegou conduzida do pelo representante do Comitê Olímpico, Marcos Reis, em uma lanterna. A recepção ao símbolo contou com a presença do governador Sebastião Viana e do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Viana.
Do aeroporto ela foi transportada até o Parque Tucumã, imediações do Mercado do Rui Linho, lugar do início do Revezamento.
Ao todo foi um percurso de 24 quilômetros com paradas em oito pontos ao longo do trajeto. A Tocha foi conduzida por 110 pessoas da comunidade – atletas, esportistas, aposentados, seringueiros, professores, indígenas, ativistas de movimentos sociais e trabalhadores de ramos diversos.