Vagner Sales inicia obras de construção de rampa do Porto de Cruzeiro do Sul

RAMPA_02
O prefeito Vagner Sales (PMDB) iniciou a obra der revitalização do porto de Cruzeiro do Sul, um local que é referência da região do Juruá para chegadas e saídas de embarcações dos mais diversos municípios da região e cidades do Amazonas transportando os mais diversos tipos de mercadorias para abastecer as cidades acreanas e do estado vizinho que dependem do transporte fluvial.

A etapa inicial executada com recursos próprios da prefeitura de Cruzeiro do Sul já foi iniciada para garantir o acesso ao local de embarque e desembarque. O investimento é de 200 mil reais incluiu aterro e asfaltamento de cerca de 300 metros até as margens do Rio Juruá, facilitando acesso livre e seguro, ladeado por sarjeta, meio fio, sinalização e iluminação, adaptada a nova estrutura.

O porto do município está localizado na margem esquerda do rio Juruá, próximo à confluência com o rio amazonas tornando-se rota fundamental para transporte de mercadorias de produtores e comerciantes de cidades vizinhas como Rodrigues Alves, porto Walter e Thaumaturgo e municípios amazonenses, como Ipixuna e Eirunepé, viabilizando o fluxo em Cruzeiro do Sul e região.

RAMPA_03

A construção da rampa

Agora, através de emenda parlamentar do deputado federal Flaviano Melo (PMDB), no valor de 500 mil reais – junto ao programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, no local está sendo construída uma rampa. A estrutura terá 40 metros de comprimento e 11 de largura com estrutura adequada voltada ao livre acesso de inverno a verão, facilitando as atividades desenvolvidas.

Em decorrência do início das obras, a área principal foi isolada, com acesso liberado pelas laterais, não impedindo deste modo, a utilização do local pela população. Para o prefeito Vagner Sales, investimentos como este demonstram a preocupação do poder público municipal em oferecer melhores condições de trabalho a todas as pessoas que precisam vender e comprar produtos para abastecer o mercado local e de outras cidades do Juruá e do Amazonas, em especial os ribeirinhos.

“Quando eu assumi a prefeitura, a população comemorava 104 anos de Cruzeiro do Sul, mas nestes 104 anos, nenhum gestor estadual ou municipal que me antecedeu pensou em construir um porto para esta cidade que sempre serviu de referência comercial para os demais municípios do Vale do Juruá. Foi preciso um caboclo nascido nas barrancas do rio assumir a prefeitura para construir esta obra de grande importância para o desenvolvimento da região”, destaca Vagner Sales.

O gestor municipal afirma que o porto fluvial de Cruzeiro do Sul era “um sonho acalentado pelos ribeirinhos que foram e continuam sendo valorizados pela prefeitura, através de ações concretas que proporcionam melhores condições de vida e renda para milhares de famílias rurais e ribeirinhas. Estamos valorizando as pessoas que querem permanecer no campo, produzindo e contribuindo com o desenvolvimento desta que é a segunda maior cidade do Acre”, finaliza Vagner Sales.

Compartilhar
Sair da versão mobile