Confira sete curiosidades antes de assistir à estreia de Escrava Mãe

Miguel e Juliana em cena de amor de Escrava Mãe
Edu Moraes/Rede Record

A novela Escrava Mãe estreia nesta terça-feira (31), às 19h30, na Record, com elenco estrelado por nomes como Gabriela Moreyra, Pedro Carvalho, Thais Fersoza Fernando Pavão, Milena Toscano, Nayara Justino, Zezé Motta, entre outros. A trama, com autoria de Gustavo Reiz e direção geral de Ivan Zettel, foi toda gravada no Polo Cinematográfico de Paulínia, no interior de São Paulo, e inaugura  a nova faixa horária de teledramaturgia da emissora. Confira a seguir sete curiosidades que você precisa saber para assistir à Escrava Mãe!

Quem é a mãe da Escrava Isaura?

A novela de época conta a história da escrava Juliana (Gabriela Moreyra), mãe da personagem de um romance bastante conhecido do público: A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, cuja trama central conta a história de uma escrava de pele branca perseguida pelo senhor Leôncio. O drama da nova novela da Record narra romances, vilanias, luta de escravos, até chegar ao nascimento de Isaura.

Como tudo começou?

A história central de Escrava Mãe tem início em 1789, em Angola, na África, um dos maiores abastecedores de escravos para o mercado brasileiro de plantação de cana-de-açúcar. O casal Kamau (Marcelo Batista) e Luena (Nayara Justino) é trazido para o país em um navio negreiro como mercadoria para os senhores de engenho. Os dois conseguem fugir ao desembarcar em solo brasileiro e vivem em uma comunidade, sempre com medo de serem capturados.

O drama no nascimento de Juliana:

Luena descobre que está grávida, vítima de um estupro que sofrera durante a travessia e morre ao dar à luz. Porém, o bebê é entregue para Sapião (Sidney Santiago), que foge do local enquanto o marido de Luena está sendo capturado por um capitão do mato. Ele é acolhido na fazenda açucareira Engenho do Sol e o bebê ganha o nome de Juliana. Apesar do tema pesado, a novela não vai contar com tantas cenas de violência.

Muito romance para a família brasileira:

Por ter a pele mais clara, Juliana vai ser criada na Casa Grande e não na Senzala. Ela vai crescer ao lado de Teresa (Roberta Gualda) e de Maria Isabel (Thais Fersoza), filhas do coronel Custódio (Antônio Petrin) e dona Beatrice Avelar (Bete Coelho). Ao completar 18 anos, Juliana conhece a verdade sobre seu passado, revelado por Tia Joaquina. Logo em seguida, ela se apaixona por Miguel (Pedro Carvalho), rapaz nascido em Portugal, bem educado e de família tradicional, que vem ao país para vingar a morte de seus pais.

Muitas intrigas e perseguição:

Como Juliana é uma escrava, nem tudo são flores em sua vida. Maria Isabel, a filha do coronel Custódio, nunca se conforma com o tratamento diferenciado recebido por ela e faz de tudo para prejudiar Juliana. Além disso, Maria Isabel também se interessa por Miguel. A perseguição passa a ser maior e até chibatadas na escrava ela passa a dar. Como se não bastasse todo o sofrimento vindo por parte da sinhá, a mocinha passa a enfrentar o assédio do Comendador Almeida (Fernando Pavão). Ele é casado com Teresa, mas se apaixona por Juliana e comete as maiores atrocidades para conseguir conquistá-la.

Humor também está presente:

Também não faltarão cenas para o público se divertir. Dona Urraca (Jussara Freire) é uma dama da sociedade, moralista, que provoca as maiores brigas com supostas prostituas, que trabalham em uma taverna. A líder delas é Rosalinda (Luiza Tomé) e as duas vão protagonizar grandes barracos, com direito a comidas sendo arremessadas no rosto uma da outra.

A história do Brasil retratada em uma novela:

Escrava Mãe contou com um grande trabalho de pesquisa sobre a vida dos escravos na época Colonial do Brasil. O folhetim conta a história de homens e mulheres que escreveram a história do nosso país e contribuíram para a construção do Brasil. Ao retratar tal época, a novela mostra a herança cultural que temos — tais como música, comida, jogos, dança —, além de narrar o anseio de liberdade de um lado, contra a dominação e a exploração do outro lado. Escrava Mãe, além de entreter e emocionar, vai mostrar assuntos relacionados à construção do país e vai contar a história de amor entre Juliana e Miguel, os pais de Isaura.

Leia também:

Gabriela Moreyra, protagonista de Escrava Mãe, desabafa: “Já passei por situação de preconceito”

Fernando Pavão fala sobre vilão em Escrava Mãe: “Ele tem ataques de fúria e faz as maiores atrocidades”

Milena Toscano, de Escrava Mãe, fala sobre machismo: “É um absurdo mulheres ainda ganharem menos”

Pedro Carvalho, ator português de Escrava Mãe, está apaixonado pelo Brasil: “As pessoas são lindas”

Nayara Justino, de Escrava Mãe, fala sobre racismo: “Minha vida inteira passei por situações de preconceito”

Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser

Descubra o que vai rolar no capítulo de esrtreia de Escrava Mãe:

Compartilhar
Sair da versão mobile