Sesacre não repassa remédio para hepatite e homem tem tratamento interrompido

Um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre, cujo nome será mantido em sigilo, denunciou que aguarda há quase 30 dias pela distribuição de um medicamento para o controle da hepatite C. O medicamento é distribuído gratuitamente pelo Centro de Referência para o Programa de Medicamentos Excepcionais/Alto Custo (Creme) da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), que fica em Rio Branco (AC).

f648bf3b-4b5e-4e40-8faa-bc0e7322cb10
Sesacre não repassa remédio para hepatite e homem tem tratamento interrompido

A Sesacre confirmou a falta do medicamento, mas afirmou que uma nova remessa deve ser distribuída em até 15 dias. “O CREME informa que o Tenofovi é um medicamento ministerial, isso significa dizer que o Ministério da Saúde faz o envio dele para os Estados. Contudo, houve um atraso nesse envio para o Acre e o MS informou ao CREME que o lote deve chegar em 15 dias”, disse a Nota encaminhada ao ac24horas.

O paciente fez um desabafo e diz que teme ter o quadro de saúde piorado com o que ele considera uma “falta de atenção” do poder público. “A gente fica precisando dias de um remédio e o governo aqui acho que não faz nenhuma ligação para o Ministério. Eu sou pequeno diante disso, mas um secretário é bem maior, tem poder de pedir pelo menos. Tô com medo de ficar pior, e meu tratamento ser prejudicado”, relata o homem.

Ainda segundo o usuário do SUS, “o pessoal do CREME não sabe nunca de nada, e ainda trata a gente mal se ficarmos indo lá muito. Me disseram ontem que eu já ficasse preparado porque não tem nem previsão de chegar o medicamento. Me disseram lá foi para procurar a imprensa, o Ministério Público, mas não ia adiantar de nada, eu só ia perder meu tempo mesmo. Isso é um absurdo”, completa.

EFICÁCIA
Originalmente indicado para o tratamento da Aids, o antirretroviral se mostrou efetivo na supressão do vírus da hepatite B em pacientes com HIV desde seus testes clínicos. O medicamento age melhorando as funções hepáticas e diminui a carga de vírus da hepatite B.

A hepatite pode ser causada por um vírus, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou medicamentos. Causa a inflamação do fígado e, muitas vezes, pode ser fatal.

Compartilhar
Sair da versão mobile