Os pacientes renais crônicos estão sem medicamentos desde novembro do ano passado

O deputado Antônio Pedro (DEM) denunciou na manhã desta terça-feira (29), que os pacientes renais crônicos estariam sem receber medicamentos do Centro de Referência para o Programa de Medicamentos Especializados (Creme) desde o mês de novembro do ano passado. O parlamentar destaca que recebeu a informação de uma paciente que o procurou para pedir ajuda, “já que ele não tem condições de comprar o remédio que deveria ser fornecido pelo Estado”.

Antônio Pedro apresentou um bilhete que teria sido escrito pela paciente identificada como “Linagila”. “Ela afirma que desde novembro não tem o remédio para o tratamento que ela faz, tendo em vista que é um remédio que não pode faltar no Creme. O medicamento custa de R$ 280 a R$ 600. A paciente ganha apenas um salário mínimo e não tem condições de comprar. Uma caixa contém 50 comprimidos e daria apenas para uma semana”, enfatiza o deputado.

Segundo o parlamentar, a paciente denunciou que ao procurar com insistência o medicamento no Creme, teria recebido como resposta de um servidor, que ela procurasse a Justiça e denunciasse o problema. “O governo e a Sesacre não estão dando atenção a estas pessoas que precisam do medicamento diariamente. Que as autoridades responsáveis possam enxergar esta situação grave que está acontecendo, pessoas carentes estão sofrendo com este descaso”, finaliza.

Compartilhar
Sair da versão mobile