Grávida de 35 anos é a primeira a contrair o Zika Vírus no Acre

O primeiro caso de contaminação por Zika Vírus foi confirmado no município de Rio Branco (AC), que até esta quinta-feira, 25, mantinha dois casos descartados. A mulher contaminada pelo Zika está grávida, é moradora do bairro Abraão Alab, e tem 35 anos. Em todo o Estado, 122 casos suspeitos estão sendo investigados.

75777ea6-eda2-47b3-8866-cf710ae3dc89

Não foi divulgada nenhuma informação detalhada sobre a paciente. O que se sabe até o momento, é que ela está no segundo trimestre da gravidez e que o exame no qual apontou-se a contaminação foi realizado em novembro do ano passado, quando a gestante completava os três primeiros meses de gravidez.

Segundo o secretário de Saúde do Acre, Gemil Júnior, a mulher teve o diagnóstico num laboratório particular da capital acreana. De pronto, todos os procedimentos foram realizados para que o caso fosse ou não confirmado pelo Instituto Evandro Chagas, que fica no Pará, e é referencia no assunto.

“Levando em consideração o resultado do exame, o Ministério da Saúde faz uma nova análise do exame e nos devolve. Essa paciente não se deslocou. Ela estava no Acre. Alguém de fora do estado se deslocou até aqui e trouxe na corrente sanguínea o vírus Zika. Temos, então, o primeiro caso confirmado”, relatou o gestor.

A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) foi a responsável por tomar todas as providências determinadas pelo Ministério da Saúde (MS). Os trabalhos aconteceram num raio de 500 metros do local onde vive a mulher contaminada.

Segundo Oteniel Almeia, gestor municipal, tão logo a prefeitura foi acionada, equipes da pasta realizaram um “bloqueio químico na região em que mora a paciente”, e destacou que também estão sendo dadas “orientações a ela, para que tudo corra bem na gravidez”, destacou.

AÇÕES INTENSIVAS
Ao menos 1.500 agentes de saúde estão atuando nas ruas. Segundo a Prefeitura de Rio Branco, mais de 92 mil imóveis já foram vistoriados na capital.

Compartilhar
Sair da versão mobile