A prefeitura de Rio Branco intermediou a doação de um ônibus e uma vã, que o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (SINDCOL), fez para o Centro de Apoio ás Pessoas com Deficiência do Acre (CAPEDAC). A vã é o quinto veículo disponibilizado para o transporte de cadeirantes e o ônibus vai garantir o deslocamento do grupo para eventos, como reuniões e também para a prática de esportes. A entrega foi feita nesta quinta-feira, 25, no Horto Florestal.
A necessidade do ônibus e da vã foi apresentada pelo CAPEDAC ao prefeito Marcus Alexandre no ano passado, que se empenhou pessoalmente para conseguir os veículos junto as empresas Auto Viação Floresta, Via Verde e São Judas Tadeu.
A vã tem capacidade para transportar dois cadeirantes com acompanhantes. Já o ônibus transporta até 15 cadeiras e mais os acompanhantes. Os dois possuem ar condicionados, elevadores, cintos de segurança e todos os itens necessários para o conforto e segurança dos ocupantes. Os motoristas foram capacitados a partir de treinamentos em técnicas de relação interpessoal, atendimento eficaz, qualidade profissional e mobilidade urbana. A capacitação dos funcionários conta com a participação efetiva de voluntários com deficiência física.
Para o presidente do CAPEDAC, Edivânio Silva, os veículos representam a realização do sonho dos associados. “Para muita gente pode parecer só dois veículos, mas para nós é a certeza de participar da vida em sociedade, de frequentar lugares, de sair da depressão que muitos de nós enfrentamos”.
Edivânio afirma que em nenhuma outra cidade brasileira se tem histórico de doação de transportes adaptados para os cadeirantes, com essa capacidade. Explica ainda que as 4 Kombis do Serviço de Atendimento de Transporte aos Usuários Portadores de Deficiências Severas (SAUD), vão continuar atuando, contando agora com o reforço da vã. Atualmente, cerca de 350 portadores de deficiência estão cadastrados no programa, e cerca de 100 são atendidos regularmente, porque muitos passaram a utilizar o ônibus coletivo com plataforma para cadeira de rodas. O agendamento pode ser feito com antecedência pelo telefone 0800-6473444.
O presidente do SINDCOL, Aluísio Abad, fez questão de citar o esforço do prefeito Marcus Alexandre, de ampliar a oferta de transporte para os cadeirantes de Rio Branco. “O prefeito sempre buscou o aumento da frota de ônibus com rampas elevatórias e de veículos para o SAUD. Ficamos felizes em poder fazer nossa parte”, explicou Abad.
O promotor da Promotoria Especializada de Defesa da Cidadania do Ministério Público Estadual, que estava presente no ato da entrega da vã e do ônibus, Rogério Voltolini, ressaltou que com a entrega dos veículos, assegura de fato, a inclusão. “Não se faz inclusão sem acessibilidade. O que estamos vendo aqui hoje, que me parece ser inédito no Brasil, é um exemplo a ser seguido”.
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo, o secretário de Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Evandro Rosas e o superintendente e o diretor de Transportes da RBTRANS, Nélio Anastácio e Jô Luís Fonseca, além dos representantes do SINDCOL, Marcelo Cavalcante e Aluísio Abad estiveram no ato da entrega dos veículos.
Acessibilidade no transporte público
Além dos cinco veículos do Serviço de Atendimento de Transporte aos Usuários Portadores de Deficiências Severas (SAUD), atualmente, a cidade de Rio Branco possui 98% da frota de ônibus acessível para pessoas com deficiência física. As pessoas com algum tipo de deficiência que possuem o cartão de bilhetagem especial, que é emitido na OCA, podem utilizar o transporte público gratuitamente.
Saiba como usar o SAUD
1º Passo: Confecção do Cartão do SINDCOL
Para Perícia – RG, CPF, Comprovante de Endereço, Laudo Médico (no máximo 90 dias de expedição) com assinatura e carimbo do especialista da doença.
2º Passo: Agendamento – 0800-6473444
Segunda – Agendamento para quarta-feira e quinta-feira
Terça – Agendamento para sexta-feira
Quarta – Agendamento para sábado
Quinta – Agendamento para domingo
Sexta – Agendamento para segunda-feira e terça-feira.