Prefeitura de Rio Branco responde a vereador que creches serão inauguradas

O vereador Fabiano Oliveira cobrou durante o grande expediente da Câmara Municipal de Rio Branco de hoje (17), maior transparência do município com relação a inclusão de crianças nas creches municipais.

“Ao mesmo tempo em que temos avanços no Ideb, temos pífios resultados no ingresso da criança na creche. Os dados são do próprio município, em três anos, de 12 creches em fase de obras, apenas 3 foram concluídas, 2.576 novas vagas ofertadas”, disse o vereador.

Para Fabiano, a inclusão de crianças com idade de 4 e 5 anos na escola é urgente e nessa velocidade, o município precisaria de mais 12 anos para zerar a demanda existente. Ele indicou o aumento de parcerias do município com Igrejas e Comunidades como uma das saídas para suprir o déficit.

“Mesmo esse assunto sendo recorrente, os avanços são poucos, tímidos, praticamente vazios diante da necessidade” acrescentou o vereador.

Segundo o progressista, a Unicef aponta que é nessa idade que nessa fase da vida que o ser humano tem o maior potencial de aprendizagem. Para ele, as consequências do desenvolvimento infantil são percebidas até a idade adulta.

“Temos recebidos muitas reclamações de mães que moram em bairros pobres que não conseguem se inserir no mercado de trabalho porque não têm onde deixar seus filhos” concluiu o vereador.

PREFEITURA SE MANIFESTA

Procurada, a prefeitura de Rio Branco informou que mais duas creches serão entregues nos próximos dias, , a do Carandá dia 22 e a do Cabreúva dia 1 de março.

“ Outras duas, a do Rosalinda e a do Aroeira,  serão entregues no final de março. Cada uma delas oferta 220 vagas, ou seja, nos próximos dias teremos a oferta de mais 880 novas vagas em creches. Somando as 2576 vagas já criadas nessa gestão, já vamos para 3456 vagas. É muita coisa. Ainda temos mais umas 6 creches para entregar até o final deste ano que estão em obras”, enfatiza a assessoria de comunicação do prefeito Marcus Viana.

“Com essas creches que estaremos inaugurando nos próximos dias, mais as que estão em obras e serão entregues no decorrer do ano, chegaremos muito próximos de cumprir a meta estabelecida no Plano de Governo do prefeito Marcus Alexandre, que foi de criar 5 mil vagas em creche”, informa.

A prefeitura reconhece atrasos no cronograma de entrega das unidades escolares devido atrasos nos repasses federais. “Mas essa situação foi resolvida em dezembro do ano passado e as obras seguem a todo vapor”.

Compartilhar
Sair da versão mobile