Após quase 150 dias de movimento grevista, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acataram, nesta, segunda-feira, 18, retornar ao trabalho já a partir da próxima segunda-feira, dia 25, informou em Nota Oficial a associação nacional da categoria.
O fato é que que será retomado apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial, objetivando não dar maiores prejuízos à sociedade. No estado de greve, a categoria volta a atender, mas continua negociando suas reivindicações com o governo e pode cruzar os braços novamente.
Hoje, a associação diz que a categoria cumpre a determinação de manter 30% dos médicos trabalhando. No dia 25, serão 100% deles, informou à imprensa.
De acordo com o diretor da entidade, Luiz Argolo os peritos vão priorizar o que eles chamam de atendimento essencial. “Vamos priorizar o trabalhador que não está contemplado com auxílio-doença da Previdência, ou seja, que está requerendo o benefício pela primeira vez”, afirma.
A perícia é exigida para conseguir o auxílio-doença, aposentadoria especial por invalidez e para voltar ao trabalho depois da licença.