A eleição de 2014 ainda não terminou e dividiu as pessoas no Brasil inteiro. Petistas e adversários se utilizam de todos os meios para se fustigarem mutuamente. Nunca se viu um tempo tão turbulento. As redes sociais se tornaram verdadeiros campos de batalhas. Argumentações, mas infelizmente também ataques generalizados de todas as partes. Parece que o país entrou num período de caos. Aquilo que as escrituras védicas indianas chamam de Kaly Yuga, ou seja, um período onde as trevas prevalecem sobre a luz. E o princípio de toda essa contenda está no interior de cada um. A revolta e a insatisfação com um sistema político e social que privilegia no final das contas muito poucos. Apesar dos avanços muita gente ainda se sente alijada do processo.
Novela inacabada
O ano de 2015 está terminando com muitas coisas ainda não resolvidas no cenário político brasileiro. Será que vai ter impeachment da presidente Dilma (PT)? Será que o PT dá a volta por cima e consegue governar e acalmar os ânimos? Essas respostas ficaram para o próximo capítulo de 2016.
A hora da trégua
Então acho que o momento é de uma trégua. Esqueça se o outro é petista, coxinha ou enroladinho. Antes da opção política existe a humanidade e isso é inerente a todos. Por que não então dar um refresco? Olhar seu adversário simplesmente como gente? Saber que ele ou ela sente dor assim como como você? Acerta e erra? Uma trégua nesse final de ano e um olhar de compaixão ao outro, como diria Dalay Lama, poderia ser o começo da renovação que o Brasil está precisando. Porque só vai haver mudança se as pessoas também mudarem. A questão não são só os governos, mas as atitudes de cada um que ao final acabam contando no resultado final.
Onde tem luz não há escuridão
O escritor Paulo Coelho costuma dizer nas suas palestras que não é possível acender trevas. Mas qualquer um pode acender uma luz. E quando uma luz está acesa a sombra simplesmente desaparece. Então deixe brilhar a sua luz interna que o ódio e o rancor do seu adversário político vai se aplacar. Quem sabe surja até o diálogo e o clima para as mudanças tão necessárias nesse momento de crise.
Mensagem
Assim quero desejar ao leitores da coluna e todos os colegas de trabalho um Natal iluminado. Que cada um faça a sua reflexão sobre o significado dessa data auspiciosa. Uma oportunidade de renascimento para seguir em frente de maneira mais compassiva e consciente. Um momento para plantar dentro de si os bons sentimentos de amor, paz e perdão. Que Deus e o Menino Jesus fortaleçam o ser de cada um dando forças para iluminar o caos que nos rodeia. E que o mistério da Estrela de Belém brilhe intensamente na vida de todos.